As maiores dificuldades para fotografar bem
Quais são as maiores dificuldades para fotografar bem? Foi isso que o fotógrafo Nigel Danson perguntou para seus mais de 50 mil seguidores no Instagram.
Na realidade o maior interesse do fotógrafo é sobre imagens de paisagens, mas a maior parte das dificuldades é comum para todo tipo de fotografia.
Das 1.827 respostas que ele conseguiu, Danson compilou 7 grandes dificuldades. Achei isso muito interessante.
Para ajudar um pouco vou comentar aqui essas dificuldades para fotografar bem que a enquete encontrou.
Composição
Tenho que comentar que a composição de uma imagem é sempre o maior problema de qualquer fotógrafo. E isso não se resolve apenas comprando um equipamento melhor…
O assunto é vasto e já publiquei muitos artigos à respeito, leia aqui.
Na realidade uma composição mais sofisticada só se alcança com muito estudo em fotografia e história da Arte, além de prática. É por isso que desenhistas e pintores tendem a fotografar melhor, desde o começo.
Iluminação
Percebi que Danson fala mais daquele problema que é fotografar paisagens com iluminação chapada, ou com muitas sombras e altas luzes. É o mesmo que acontece em fotografias de grupos ou até mesmo retratos em estúdio.
Eu tenho um palpite: para compor bem uma foto é preciso entender como a luz se comporta na cena. Depois disso é só saber regular corretamente a câmera e tratar a imagem no computador. Ou seja, aqui é preciso estudar técnica mesmo…
Eu mesmo já publiquei vários artigos sobre o assunto, veja aqui.
Planejamento da Locação
O ponto que os seguidores de Danson levantaram é muito pouco utilizado aqui no Brasil, pois de maneira geral somos fotógrafos mais “espontâneos”.
O que acontece é que na fotografia de paisagem no resto do mundo é muito comum fazer um grande planejamento antes da sessão de fotos. Isso inclui não só o planejamento do transporte ao local, mas até mesmo um estudo de como a luz, o clima e a vida estarão se comportando no local, em determinada época do ano.
Por aqui é “uma câmera na mão e um idéia na cabeça”. Ou o contrário, sei lá. Mas se você fotografa em estúdio ou para trabalhos comerciais, sabe como planejar é importante.
Fotografia em matas e florestas
Um problema específico para fotógrafos aventureiros. Eu nem vou comentar esse assunto, mesmo porquê prefiro fotografar a floresta de dentro de um satélite, em órbita, hehehe.
Se você tem interesse veja o vídeo de Danson.
Tempo e motivação
Aqui o problema que os pesquisados colocaram tem ligação novamente com a fotografia de paisagem. As vezes é necessário esperar muito tempo por uma abertura de nuvens, por uma luz reveladora, ou até mesmo pela Lua ou um céu estrelado. As vezes, mesmo com planejamento, é preciso aguardar meses. Isso acaba sendo desanimador…
O problema também era comum na fotografia publicitária, coisa que se resolveu um pouco com a computação gráfica. Hoje já não é preciso esperar por um efeito climático sazonal que pode ser gerado no computador.
Paisagens sem graça
Eu confesso que aqui lembrei de como São Paulo fica feia com tantos fios nos postes. É tanto fio que nem o Photoshop dá conta, hehehe. É claro que não é disso que os seguidores do Instagram de Danson estavam falando.
O problema é que para uma paisagem, um grupo em um festa, ou mesmo um modelo no estúdio serem captados com aquele “tchan”, é preciso que o fotógrafo também esteja com o mesmo “tchan”!
Por acaso você já não teve a experiência de rever um lugar ou situação que antes parecia atraente e bonito, e que agora não tem a mesma graça? Não, eu não estou falando do seu legítimo esposo…
Mas a fotografia, como qualquer expressão de caráter artístico, precisa da sensibilidade de um ser humano para ser bem captada. Pense nisso!
Foco
Ah, o famoso foco! Em fotografia o foco preciso é tudo, pois é a melhor ferramenta para dirigirmos o olhar de quem vai observar a imagem.
Até fotos sem nenhum foco podem utilizar esse recurso de maneira a criar um tipo de expressão.
Definir onde a imagem vai ser mais nítida é o grande problema pela busca por foco, e está é uma questão puramente técnica.
O foco é influenciado por muitas variáveis, que vão desde o tipo de lente que você está utilizando até o tamanho da abertura do diafragma, passando até mesmo pelo tipo do sensor da câmera que você usa.
Na realidade hoje em dia focalizar bem é muito mais do que garantir que uma determinada distância focal esteja nítida numa imagem. É garantir também que o resultado final, até mesmo o tipo de arquivo utilizado, mantenha ou acentue essa nitidez.
Esse é um problema para todo tipo de fotógrafo, mas fotógrafos de paisagem geralmente reclamam que não conseguem focar todo o plano da cena de maneira uniforme, o que ajudaria a criar imagens mais sofisticadas, digamos assim.
Bom, só a questão do foco daria um curso de um semestre, hehehe, então não vou me aprofundar. Mas é bom pensar nisso…
E se você tiver interesse, veja o artigo que já publiquei à respeito de como focalizar melhor.
Superando as dificuldades para fotografar
Nigel Danson publicou um vídeo de 20 minutos explicando estes 7 itens e comentando a reação de seu público.
Se você tem interesse nessas dificuldades para fotografar dê uma olhada no que o fotógrafo diz. O vídeo está em inglês mas as legendas automáticas fazem uma tradução razoável. Aproveite.