Inspire-se

Um timelapse do Eclipse total do Sol

O fotógrafo argentino Leandro Pérez publicou um lindo vídeo quadro a quadro feito com o eclipse total do Sol ocorrido neste mês.

Este eclipse aconteceu no dia 02 de julho. Aqui no Brasil ele só pode ser visto parcialmente em algumas regiões do país, mas na Argentina ele foi total mesmo.

Segundo Pérez, uma das melhores coisas que a fotografia em lapso de tempo proporcionou é um novo interesse pela astronomia. Quando começou a filmar o céu noturno ele necessitou aprender astronomia básica para entender o que estava fotografando.

Eclipse total do Sol
Uma das belas imagens do vídeo de Leandro Pérez

Isso possibilitou que ele planejasse com antecedência todo o processo de captar o timelapse do eclipse.

Dicas sobre o Eclipse total do Sol

Além do local, o fotógrafo pensou em questões técnicas. Fotografar um eclipse do sol é um pouco diferente de fotografar um eclipse da lua.

Eis algumas de suas dicas:

  • Para obter um bom timelapse de um eclipse, é melhor filmar vários minutos antes e depois da totalidade do evento;
  • Cuidado ao usar uma lente grande angular durante fases parciais do eclipse. Você acaba não captando alterações de luz porque o Sol ficará sempre super exposto;
  • É bom lembrar que no ápice do eclipse, a luz cai cerca de 10,5 pontos (stops) em relação ao Sol do meio-dia. É preciso compensar isso;
  • Use referências como o site sobre eclipses que a NASA mantém para verificar datas e horas do evento com precisão. Peréz usou também um site criado especificamente para esse fim pela Universidade Nacional de Córdoba;
  • Use também um aplicativo de planejamento como o PhotoPills para gerenciar os locais utilizados e os horários exatos do eclipse;
Eclipse total do Sol
Still do vídeo sobre o Eclipse total do Sol

O local escolhido por Peréz para captar o evento foi à beira de um lago em Almafuerte, Córdoba, na Argentina. A locação levou em conta a composição das imagens que ele queria ter, e foi planejada com antecedência de uma semana. Isso incluiu uma visita anterior ao local e testes de fotografia.

Problemas sempre existem

Peréz testou previamente uma câmera Canon 6D e outra 60D e descobriu um problema. O maior intervalo de tempo entre as imagens que conseguiu captar com esses equipamentos foi de 1 segundo.

Como esse eclipse era um evento único, imperdível, ele decidiu alugar uma terceira câmera de backup para o caso de algo dar errado.

Ele conseguiu então uma Canon 5D Mark III, pois pensou que como era um equipamento de ponta, conseguiria um intervalo de tempo maior. Lêdo engano…

No final da contas ficou com o intervalo de 1 segundo mesmo.

Eclipse total do Sol
Detalhe do sol se pondo durante o evento

O fotógrafo automatizou toda a captação do evento, para que ele mesmo não perdesse a emoção de apreciar o eclipse. A pós-produção do vídeo durou cerca de 4 dias.

O vídeo chamado “A la sombra de la Luna” tem apenas 2:13 minutos mas é muito bonito. O eclipse é rápido, mas ver um ponto escuro encobrir o sol ao longe diminuindo a iluminação da paisagem do lago é imperdível. Aproveite!

Deixe uma resposta