Notícias

Alguns filmes Fujifilm estão sendo falsificados

A Fujifilm acabou de lançar um alerta aos seus consumidores de filmes 35mm. Cartuchos falsificados da marca estão sendo vendidos no mercado Japonês!

O título do aviso, traduzido do Japonês, é “Produtos de filme 35mm não genuínos usando ilegalmente o logotipo da FUJIFILM”. Chique né?

Por incrível que pareça o filme “alternativo” estampa o nome de Fujifilm 250D ISO 200 Color Negative. O design do cartucho é bem diferente do padrão da marca, mas até que engana bem…

filmes Fujifilm
Cuidado com este cartucho de filme Fujifilm…

Problemas com os filmes Fujifilm?

Segundo a empresa, além desse filme “250D” foram achadas outras falsificações, entre elas filmes rotulados de Fujfilm 64D, 250T e 500T.

Bom, e daí, qual o problema? A Fujfilm diz que o produto falsificado contém uma película originalmente feita para cinema. Ela não pode ser revelada pelos processos de cor padrão, como o CN-16 ou o C-41.

O pior é que além de estragar as fotos que forem obtidas com o filme falsificado, a revelação C-41 em um Mini Lab pode arruinar as revelações de outros filmes legítimos processadas na mesma máquina logo depois.

Isso aconteceria porquê a tentativa de revelação pode contaminar o Mini Lab ou os materiais do laboratório fotográfico. Nesse caso será necessário trocar as soluções químicas e limpar completamente a máquina. Caso contrário as próximas revelações serão prejudicadas, causando defeitos na revelação. Imagina só o estrago!

Na realidade foi assim que o produto falsificado foi descoberto. Um cliente levou o tal “Fujifilm 250D ISO 200” para revelar em um laboratório no Japão, e o estrago foi grande.

Tocando o alarme!

Os laboratórios e serviços fotográficos estão sendo avisados no mundo todo para não aceitar esse tipo de filme para revelação.

filmes Fujifilm
Embalagem do rolo de filme para cinema Eterna Vivid 250D da Fufjifilm

Muita gente desconfia que o filme seja o próprio Fujfilm Eterna 250D feito para filmagens. A película teria sido embalada por comerciantes independentes em cartuchos 135 para ser usado em câmeras fotográficas. Aliás, o cartucho contém o número 8546, registro da emulsão correspondente à película usada no filme Fujfilm ETERNA Vivid 250D para cinema. Por alguma razão o aviso da Fujifilm não cita este dado…

Não se sabe ainda para que lugares este tipo de filme falsificado foi distribuído, nem quem o fabricou. Então tome cuidado ao comprar filmes Fujifilm, pois você pode ficar sem ver o que fotografou, se é que fotografou, hehehe.

Deixe uma resposta