Tutoriais

Ideias para fazer macro fotografia em casa

A macro fotografia pode ser muito divertida. Quando aproximamos muito a lente de uma câmera de um objeto do cotidiano ele pode virar qualquer coisa e é isso que um vídeo do canal COOPH tenta mostrar.

Neste vídeo de apenas 5:00 minutos são apresentados truques e dicas para conseguir surpreendentes macro fotografias de objetos domésticos comuns usando uma câmera DSLR.

macro fotografia
Fotografando bolhas em um copo de água
macro fotografia
Imagem final tirada de um copo

Você não vai precisar de nenhum equipamento muito caro ou iluminação especializada para seguir os exemplos. Aliás, é bom lembrar que existem algumas teleobjetivas zoom de preço acessível e que tem a função “zoom macro”, como a famosa e antiga (mas ainda fabricada) Sigma 70-300mm F/4-5.6 Dg Macro.

Macro fotografia em casa

As dicas são as seguintes:

  • Fazer um difusor de flash para macro fotografia com uma embalagem de batatas Pringles. Use o difusor para capturar cristais de gelo no seu congelador ou líquidos em movimento;
macro fotografia
Usando o difusor caseiro para fotografar dentro do congelador
macro fotografia
Foto obtida do gelo dentro do congelador
  • Procurar texturas fotografando de perto objetos domésticos. Tente com palitos de dente agrupados e esponjas de cozinha:
  • Explorar o desfoque de profundidade de campo. Fotografe sacos plásticos ou espuma de detergente criando padrões;
  • Fotografar macro naturezas mortas: espalhe gotículas de água sobre objetos minúsculos para criar micro cenas;
  • Criar efeitos de cor macro fotográficas. Capture marcas de dedos sobre lentes antigas, use prismas de vidro ou fotografe bolhas de sabão.
macro fotografia
Marca de dedo sobre superfície de uma lente
macro fotografia
Imagem abstrata conseguida com a digital sobre a lente

O vídeo é composto só de imagens, não tem narrativa, mas é bastante dinâmico e fácil de entender. É bom lembrar que é possível também utilizar nas experiências uma câmera compacta ou smartphone que tenha função macro, adaptando o flash para modo manual. Eu mesmo já fiz isso algumas vezes.

E então, que tal explorar sua criatividade? Vá em frente com essas dicas.

Deixe uma resposta