Conheça a nova Lumix DC-G95 da Panasonic
Pois é, para provar que o fim das câmeras com sensor M43 está distante a Panasonic acaba de anunciar a sua nova Lumix DC-G95.
Conhecida também por G90 em alguns mercados, o lançamento é uma atualização da Lumix G85 (ou G80) lançada no distante ano de 2016.
Na realidade a nova Panasonic Lumix DC-G95 apenas melhora um pouco as características dessa câmera que é voltada para foto convencional e vídeo.
O sensor tem agora 20 Megapixels, que se estabeleceu como o padrão de maior resolução para sensores Micro Four Thirds (conhecidos também como M43 ou MFT) atualmente.
O design mudou muito pouco e agora ela conta com padrão V-Log L para vídeo e um conector para fones de ouvido, algo muito importante para quem filma vídeos profissionais nesse tipo de câmera, que é conhecida como “híbrida” (para foto e vídeo).
Sobre a Lumix DC-G95
As características da nova câmera da Panasonic são as seguintes:
- Sensor: 20.3 Megapixels do tipo Live MOS;
- Processador de Imagem: Venus Engine
- Vídeo: UHD 4K 30p com V-Log L embutido, função Foto 4k;
- Estabilização de imagem: padrão Dual I.S. 2 embutido no sensor com 5 Eixos;
- Visor: OLED, com resolução de 0,74 x 2,36 milhões de pontos;
- Tela traseira: touchscreen livremente articulado com 3″ polegadas e 1,24 milhões de pontos de resolução.
- Auto Foco: sistema DFD Avançado;
- Sensibilidade: máxima de ISO 25600;
- Velocidade de disparo máxima: 9 quadros por segundo (fps) contínuos;
- Conectividade: Bluetooth LE e Wi-Fi
Mais funções
Além disso a nova Lumix DC-G95 (G90) conta com algumas funções interessantes.
Esse é o caso da função Post Focus / Focus Stacking. Essa função permite que o fotógrafo ajuste a profundidade de campo após o disparo, combinando várias imagens gravadas na câmera em 4K. Não é preciso assim focalizar com precisão no momento do disparo.
Usando o Post Focus é possível obter qualquer nível de desfoque (bokeh) desejado em um retrato ou mesmo focar um ponto específico de uma paisagem simplesmente selecionando a área de interesse após o disparo. É uma função boa para macrofotografia de insetos ou flores, por exemplo
Outra função interessante é o modo criativo L.Monochrome D. Ele possibilita tirar fotos em preto e branco diretamente da câmera. As imagens, segundo a Panasonic, tem os realces e sombras enfatizados, preservando os detalhes. A função tem três ajustes básicos onde é possível escolher o nível do efeito de granulação típico da fotografia analógica.
O M43 continua vivo
Na realidade é muito interessante ver esse lançamento sendo feito, mesmo que seja uma atualização menor de um equipamento já conhecido. Existiam muitas dúvidas no mercado se a Panasonic continuaria a investir no padrão M43 depois do lançamento de sua linha S1 de câmeras Mirrorless Fullframe.
Então, para os amantes desse padrão de sensores digitais menores, fica um certo alívio no ar.
Por enquanto o que se sabe é que a nova Panasonic Lumix G95 (G90) será vendida a partir de Maio nos mercados internacionais. O kit da câmera incluirá a lente Lumix G 12-60mm F3.5-5.6 Power OIS e custará cerca de US$ 1199,00 dólares.
Por aqui o pessoal que trabalha com vídeo conhece bem as câmeras M43 da Panasonic. Já existe um mercado nacional para esse sistema. Apesar da Panasonic não distribuir oficialmente suas câmeras é possível que em breve esse modelo esteja à venda no país.
Eu confesso que ainda tenho esperanças de que a Olympus, a Panasonic, a Xiomi (com sua Yi M1) e recentemente a Sharp, continuem a desenvolver esse padrão de câmeras leves, precisas e em alguns casos, muito bonitas.
Se você quiser ver mais da Lumix DC-G95 veja o vídeo com as primeiras impressões da câmera que o canal Dpreview publicou com Chris Nichols.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.