Sigma anuncia 11 lentes L-Mount e adaptador
A Sigma, tradicional fabricante de lentes intercambiáveis japonesa, já foi mais conhecida no Brasil mas continua firme e forte no resto do mundo.
Depois de iniciar um acordo estratégico com a Panasonic para adotar o padrão de lentes L da Leica em novas câmeras Mirrorless Fullframe, a empresa mostra suas garras.

Em uma única tacada a empresa anunciou a produção de 11 novas lentes para esse padrão. Além disso anunciou um novo adaptador que permitirá que lentes Sigma SA e EF da Canon sejam montadas nos equipamentos de lentes L-Mount com foco automático e tudo mais.
A nova lentes L-Mount
Em breve os proprietários das câmeras Leica SL e Panasonic S1 e S1R terão o seguinte conjunto de novas lentes L-Mount para escolher para seus trabalhos:
- 14mm F1.8 DG HSM Art
- 20mm F1.4 DG HSM Art
- 24mm F1.4 DG HSM Art
- 28mm F1.4 DG HSM Art
- 35mm F1.4 DG HSM Art
- 40mm F1.4 DG HSM Art
- 50mm F1.4 DG HSM Art
- 70mm F2.8 DG Macro Art
- 85mm F1.4 DG HSM Art
- 105mm F1.4 DG HSM Art
- 135mm F1.8 DG HSM Art

Todas as lentes são do tipo fixo, de alta definição e claridade, sendo que a maioria tem abertura máxima de f/1.4. As lentes ainda não tem data definida para venda nem preço especificado. Devem ser lentes relativamente caras, pois são da linha Art da Sigma.
O adaptador MC-21
Já o novo adaptador MC-21 permite que lentes de montagem Sigma (nunca vi uma…) e lentes Canon EF e EF-S sejam utilizadas por câmeras de montagem L.
Pela lista de compatibilidade que foi divulgada praticamente qualquer lente nesses padrões poderá ser adaptada sem problemas, o que abre um leque enorme de possibilidades para as novas câmeras da Panasonic, principalmente.

Esse adaptador também deverá ser bem sofisticado do ponto de vista de projeto. Um LED se acende toda vez que uma lente compatível é encaixada e atualizações de firmware podem ser aplicadas ao equipamento.
Aqui no Brasil ainda precisamos esperar para ver se as novas câmeras da Panasonic de montagem L da Leica vão fazer algum sucesso. São equipamentos caros e de alta qualidade o que significa preços bem salgados e bem temperados pelo custo Brasil, hehehe.

Já para quem tem uma câmera Leica, que é um objeto de desejo caro e exclusivo, não sei se faz muito sentido trocar uma lente original da marca por uma da Sigma. Apesar de serem ótimas objetivas, não tem o glamour que a mitológica marca alemã tem…