É fácil: Como fotografar objetos flutuando
Pegar um objeto barato e jogá-lo para o ar para fotografar pode ser fácil, mas e se o objeto for caro e complexo?
Bom, o Instagram está cheio de fotos de gente jogando coisas para o ar mas um profissional ou amador avançado não pode se dar ao luxo de contar com a sorte, digamos assim.
Foi por isso que fiquei interessado no vídeo que o canal Dunna Did It publicou. No vídeo descobrimos que o apresentador (do qual não descobri o nome de jeito nenhum…) usa um truque interessante.
Ele fotografa um objeto com os dedos duas vezes, sendo que em cada foto suas mãos estão de lados opostos . Ele usa uma câmera antiga como assunto e a segura na mesma posição nas duas fotos. A câmera antiga fica segura no ar e a única coisa nas fotos que muda é a posição dos dedos.
Depois basta combinar as duas fotos no Photoshop eliminando os dedos da imagem e substituindo pela parte do objeto que eles cobriam.
Não entendeu? Leia abaixo!
Dicas para fotografar objetos flutuando
No vídeo são usadas grades guias na tela da câmera que vai fotografar a cena, para tentar colocar o objeto fotografado sempre na posição mais próxima possível da imagem anterior.
O ideia também, segundo o vídeo, é usar o Foco Manual ao fotografar, pois assim é mais fácil garantir a nitidez da imagem entre as duas fotos.
Tire também várias versões da foto para escolher as que estão melhor enquadradas.
Já no computador use o Adobe Lightroom (ou simplesmente a Visualização Rápida no Mac OS X) para escolher as fotos mais nítidas e alinhadas.
Depois, apesar de parecer difícil, é fácil! Basta seguir o vídeo parando em cada etapa para ver os comandos, mas eu vou resumir o processo aqui.
O acabamento no Photoshop
Abras as duas imagens deifertentes imagens no Photoshop como camadas. Eu costumo “jogar” os arquivos de imagem um por cima do outro direto de alguma pasta ou do Desktop, mas o apresentador preferiu abri-las no Photoshop, criar um novo arquivo sem conteúdo, e copiar as imagens abertas para camadas editáveis nesse novo arquivo.
Depois disso ele aumenta a transparência (ou diminui a opacidade, como quiser) da camada para ver como as duas imagens ficam alinhadas.
Usando então a ferramenta “Mover” ele alinha as duas imagens o mais perfeitamente possível. Depois o apresentador cria uma “Layer Mask” (uma camada que funciona como máscara) para poder apagar os dedos mantendo o fundo com precisão.
É muito fácil, a mão inteira desaparece como mágica, mas a área apagada está apenas deixando que a foto por baixo se mostre, e nela, desse lado, não há dedo nenhum…
Alguns ajustes mais finos apagando alguns detalhes e a imagem final está pronta.
Depois disso o apresentador recorta a imagem na razão de 2:5 que segundo ele é típica do Instagram. Será?
Quer saber de uma coisa, fiquei animado. Eu já havia publicado um artigo sobre como fotografar comida flutuando, mas acho que agora vou contratar uns carregadores e tentar com um objeto mais pesado, como uma geladeira, hehehe.
Veja o vídeo que tem apenas 9:00 minutos, ele é muito interessante e pode ajudar você a se divertir ou pensar mais seriamente no mercado de fotografias com efeitos especiais.
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.