Câmeras

A mágica por trás dos filmes e sensores digitais

O escritor de ficção científica Arthur Clarke dizia que qualquer tecnologia o suficientemente avançada parece magia. Talvez esse seja o caso dos sensores das câmeras digitais e mesmo dos filmes analógicos.

Exercitando esse mote o canal Filmmaker IQ produziu um dos vídeos mais interessantes e completos sobre como funcionam as tecnologias de captação da imagem fotográfica.



Em apenas 13:00 minutos o apresentador John Hess mostra de maneira articulada e precisa como a química e a física estão por trás daquilo que para muitos parece magia.

Still do vídeo com John Hess explicando o funcionamento dos grãos em um filme analógico

O vídeo é de 2015 mas o site Dpreview.com resolveu divulgá-lo talvez porquê muitas pessoas ficaram decepcionadas com um vídeo que a Canon publicou recentemente sobre o assunto, e que não diz realmente muito de como um sensor digital de imagem funciona.



O vídeo da Filmmaker IQ, intitulado “A Ciência dos Sensores de Câmeras”, discute basicamente os seguintes assuntos:

  • Como o filme fotográfico usa uma fina camada de cristais de haleto de prata para capturar a luz.
  • A ciência por trás do “fotodiodo”, semicondutor que converte a luz em corrente elétrica em todos os sensores de imagem digital.
  • Como funciona um sensor do tipo “Charged Couple Device” (ou CCD) e seus prós e contras.
  • Como funciona um sensor “Complementary Metal Oxide Semiconductor” (ou CMOS) e suas vantagens e desvantagens.
Still do vídeo explicando o funcionamento de um sensor CMOS

Apesar de ser complexo, achei o vídeo fascinante. Mesmo para quem acha que para fotografar só é preciso uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, lembre-se: o mago que não sabe como sua varinha de condão funciona nunca tem a garantia de que sua mágica funcionará, hehehe.



Enfim, o vídeo do canal Filmmaker IQ é muito bom mas é preciso conhecer razoável bem química e física em nível de Ensino Médio, e mesmo assim é bom ir parando o vídeo de pouco em pouco para revisar o que está sendo dito.

Não desista, esse tipo de informação pode mudar a forma como você vê e sente a fotografia.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.