Flickr é vendido novamente para outro controlador
O conhecido site de compartilhamento e armazenamento de fotos Flickr acabou de ser vendido para uma outra empresa de armazenamento de imagens.
Agora o site SmugMug, famoso pelos seus planos pagos para armazenamento de fotos para amadores e profissionais, acabou de adquirir a plataforma Flickr do proprietário anterior, o Yahoo (controlado pela Verizon).
Segundo o jornal USA Today, o SmugMug, é uma empresa independente e de gestão familiar e irá manter o Flickr como uma comunidade autônoma de fotógrafos amadores e profissionais. Ainda segundo o jornal, a nova controladora dará aos usuários do Flickr um novo foco e novos recursos, pois seus usuários sentem que o serviço foi negligenciado por muito tempo.
De acordo com o CEO da SmugMug, Don MacAskill, “O Flickr é uma comunidade incrível, cheia de alguns dos fotógrafos mais apaixonados do mundo. É um produto fantástico e uma marca amada, fornecendo centenas de bilhões de fotos a centenas de milhões de pessoas em todo o mundo”.
De certa maneira o Flickr é um sobrevivente da Internet pois foi fundado em 2004 para armazenar e compartilhar fotos de uma maneira quase que completamente gratuita. Com o início da era do smartphone o serviço foi ofuscado por concorrentes diretos como o Google e a Apple, e por serviços mais claramente compreendidos como redes sociais, tais como o Facebook e o Instagram.
Mesmo assim o Flickr ainda tem mais de 75 milhões de fotógrafos registrados como usuários, que postam dezenas de bilhões de fotos. E o serviço continuava a crescer: em março passado o Flickr teve 13,1 milhões de visitantes únicos ante os 10,8 milhões de um ano atrás.
Já o SmugMug foi fundado em 2002 e sempre se manteve como um serviço pago para fotógrafos “mais sérios” e que desejavam privacidade e grande capacidade de armazenamento de imagens, mesmo que isso custasse alguma coisa. A empresa nunca abriu seu capital para o mercado, não vende os dados ou fotos de seus usuários para se manter e é muito respeitada na comunidade fotográfica internacional.
Enfim, se você ainda tem uma conta no Flickr (eu tenho mas nem uso… veja aqui) pode esperar que em breve saberá das novidades que o novo controlador irá oferecer aos usuários.
Eu particularmente já pensei em usar o SmugMug como forma de armazenar e veicular minha gigantesca coleção de imagens pouco inspiradas, hehehe, mas como sou brasileiro e vivo atormentado pelo dólar, o IOF e as taxas do cartão de crédito, penso sempre duas vezes.
Vamos esperar para ver o que vai dar…
Pingback: O Flickr está pedindo ajuda! | Ricardo Hage