Tutoriais

Qual dos seus olhos você usa para mirar a câmera?

Como sempre fui míope, desde criança os oftalmologistas tem me testado para saber qual é minha Dominância Ocular. Esse termo se refere a preferência que temos em escolher especificamente um de nossos olhos para fazer coisas como focalizar assuntos ou apontar para situações visuais.

Apesar de termos visão binocular o que nos dá um controle espacial muito bom, por questões neurológicas sempre escolhemos um dos olhos para ser nosso “guia” visual.

Um detalhe importante é que essa escolha nada tem a ver com o fato de sermos destros ou canhotos.



A importância que esse “pequeno detalhe” tem para um fotógrafo pode ser muito grande. Quando focalizamos uma cena através da tela de um smartphone ou da tela traseira de uma câmera fotográfica essa preferência, apesar de presente, não é tão problemática. Já quando utilizamos o visor de uma câmera DSLR convencional ou de uma Mirrorless a coisa muda de figura.

Muitos fotógrafos não se sentem confortáveis quando seu olho dominante fica numa posição contrária daquela em que o visor da câmera está instalado. Isso acaba fazendo com que o fotógrafo tenha que projetar o corpo do equipamento muito para fora de seu rosto para usar seu olho dominante. Além disso, e mais importante, é praticamente impossível centralizar a cena no visor com o olho não dominante. Faça a experiência e veja por si mesmo…

 

Nosso amigo é mais esperto, usa câmeras com visor centralizado!

 

Ah, mas como é que eu sei qual é o meu olho dominante?

É fácil! O canal Petapixel.com até publicou um vídeo do canal All About Vision sobre o assunto.

Para resumir o teste, faça o seguinte:

  • Crie a forma de um triangulo com seus dedos indicadores e polegares.
  • Enquadre com seus dois olhos abertos um objeto a uma certa distância, como um quadro ou um relógio na parede.
  • Feche seu olho esquerdo sem deixar de mirar o alvo. Se o objeto continuar centralizado, seu olho dominante é o direito. Se o objeto sair da centralização, seu olho esquerdo é o dominante.
  • Voilá, você agora sabe qual olho seu cérebro prefere usar para mirar!
Still do vídeo com teste monstrando o olho dominante

 

Still do vídeo com teste monstrando o olho não dominante

 

Minha experiência diz que a dominância ocular pode mudar de tempos em tempos, ou então seu oftalmologista está errando feio. Digo isso pois depois que comecei a apresentar presbiopia, a tal da vista cansada, os médicos começaram a me receitar lentes com uma pequena correção de grau que ao ser usada no olho dominante poderia enganar meu cérebro e me ajudar a focalizar melhor objetos próximos.



Essa é a chamada técnica da Monovisão, onde a visão de longe é corrigida pelo olho dominante e a de perto pelo outro olho. Há uns 20 anos meu olho dominante foi anunciado pomposamente como sendo o esquerdo, mas atualmente é o direito. Pode?

Seja você de direita ou esquerda, hehehe, é interessante saber como essa dominância funciona. Faça o teste do canal All About Vision. É rápido, barato, e pode mudar a forma com a qual você usa os olhos para fotografar!

Ps. Atualmente não enxergo nem de perto nem de longe, minha visão é mediúnica mesmo…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.