Quantos Megapixels você precisa para imprimir um Outdoor de rua
Você já se perguntou qual a resolução necessária para imprimir um daqueles anúncios enormes que ficam ao longo das ruas e das estradas?
Mesmo para quem mora em São Paulo com a sua Lei Cidade Limpa é fácil encontrar esse tipo de publicidade, atualmente caracterizado pela impressão em papel ou lona. Basta pegar uma rodovia ou entrar em um dos municípios da Região Metropolitana que não tenha uma lei parecida e lá estão os Outdoors.
Para os fotógrafos que trabalham com publicidade pode ser muito importante entender qual o tipo de imagem necessária para esse tipo de impressão, pois o o senso comum leva a crer que quanto maior a resolução da câmera utilizada, melhor para o Outdoor.
A coisa não é bem assim.. Muito pelo contrário!
Pensando nisso o canal do site Fstoppers.com publicou um vídeo em que o fotógrafo Lee Morris explica qual a exata resolução necessária para imprimir um Outdoor, ou Billboard, como os americanos nomeiam este tipo de publicidade.
O vídeo trata dos seguintes assuntos:
- Imagem na tela versus imagem impressa: ensina a diferença entre PPI (Pixels por Polegada em um monitor) e DPI (Pontos de tinta em uma mídia impressa);
- Distância de observação: explica a relação que existe entre a distância que a imagem está e a capacidade que o olho humano tem de enxergar essa imagem com qualidade;
- Resolução necessária: explica qual a resolução necessária em uma fotografia digital para que ela possa ser impressa em grandes dimensões.
- Outras necessidades para uma alta resolução: explica os motivos que podem levar um fotógrafo a necessitar de mais resolução em uma foto.
O vídeo tem cerca de 7:00 minutos e é muito esclarecedor apesar de um pouco complexo, pois além de descrever fórmulas matemáticas que explicam as necessidades de impressão em grandes formatos, também não apresenta uma boa tradução automática.
É por essas e outras que vou resumir a conclusão que o vídeo apresenta: uma imagem para ser impressa em grandes dimensões e ser vista com qualidade não precisa ter mais que 2 Megapixels. Incrível!
Lee Morris dá como exemplo um Outdoor que está a aproximadamente 45 metros do observador. Esta distância é próxima daquela em que estaria uma publicidade em uma rodovia. Segundo ele, mesmo a essa distância precisamos de apenas quatro pixels por polegada para produzir uma impressão de aparência nítida. O próprio Outdoor usado no exemplo tem 14×4 metros, o que resulta em 96,768 polegadas quadradas (eu não conferi a conta).
Multiplicando esse valor por 4×4 pixels (16), chegamos a 1.548.288 pixels ou 1.5 Megapixels. E se estivermos a uma distância de visão de cerca de 750 metros (2500 pés), precisaremos apenas de 16 polegadas quadradas por pixel, isso é apenas 6,048 pixels ou 0,006 Megapixels, praticamente nada!.
E se estivermos mais próximos, como a 200 metros, precisamos apenas de 0.09 Megapixel. Só para se ter uma ideia a câmera Nikon D850 tem cerca de 472 vezes essa resolução, ou seja, o resto você joga fora se estiver produzindo fotos para Outdoors.
A Moral da história é a mesma de sempre, e se você não entendeu patavina de nada, veja a matéria que publiquei anteriormente sobre quantos Megapixels você realmente precisa. Caso contrario veja o vídeo do canal Fstoppers e facilite sua vida na próxima vez que você for trabalhar para publicidade!
Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.