Inspire-se

Como era uma câmera digital em 1995?

É muito engraçado pensar que os jovens adultos que nasceram no final do século passado não tenham noção do que era a computação pessoal antes do seu nascimento. Muitos jovens acham que o smartphone sempre existiu e não fazem ideia do “milagre” que era ver uma página colorida sair de uma impressora jato de tinta naqueles tempos!

No entanto para muitos deles a fotografia digital parece algo meio novo, pois ainda viveram a época das câmeras de filme. Mas a coisa não é bem assim…



Em meados dos anos 1990 algumas empresas como a Epson e a Casio lançaram câmeras digitais que se pareciam muito com as câmera compactas de filme analógico.

 

Câmera Epson Photo PC, lançada em 1995

 

Uma dessas câmeras era a Epson Photo PC, um equipamento desenvolvido pela Sanyo e licenciada para venda por outras marcas e que foi a primeira câmera digital vendida por menos de US$ 500,00 dólares.

A câmera não possuia nenhum tipo de tela LCD para que as fotos pudessem ser vistas. Para vê-las era preciso conectar a câmera a um computador usando a antiga e venerável “porta serial”, pois ainda não existia o padrão USB de conexão.



Esse até que não era um grande problema, pois todo mundo estava acostumado a fotografar com filme e ver as fotos só depois de reveladas, mas vê-las apenas alguns minutos após obtê-las mesmo que no computador era fantástico.

O difícil as vezes era fazer a conexão serial funcionar…

 

Cabo serial que acompanhava o Kit da câmera

 

A memória interna da câmera que tinha 1 Megabyte podia armazenar até 16 imagens em resolução de 0,3 Megapixels, que geravam fotos de 640 × 480 pixels. O armazenamento tinha a capacidade de manter as fotos na câmera por até um ano sem energia e a câmera tinha Auto Foco que ia dos 60 centímetros até o infinito. Contava com flash incorporado, temporizador e pesava apenas 450 gramas.



Para termos uma boa ideia de como a coisa funcionava, o canal Lazy Game Reviews resolveu produzir um vídeo do tipo “unboxing” com uma câmera Epson Photo PC de colecionador, que ainda mantém a caixa original e tudo mais. O vídeo de 11 minutos mostra até como era conectar a câmera em um PC com Windows 3.1.

 

Software Camera Controls rodando no Windows 3.1

 

Eu quase tive um treco ao recordar todo a quele sofrimento de cabos, softwares, drivers… Deus me livre e guarde, salve o Bluetooth, o WiFi e o NFC!

Esse vídeo é no mínimo uma boa dose de cultura geral para fotógrafos iniciantes e uma bela (ou traumática) recordação para os veteranos.

Aproveite!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.