Câmeras

É assim que a câmera digital de cinema RED é feita

É muito interessante que, depois de tantos anos, estejam surgindo vídeos que mostram como os equipamentos fotográficos são produzidos nas fábricas.

Na realidade esses vídeos são feitos como peça de publicidade, talvez tentando justificar o preço dos equipamentos através da exibição da complexidade que está por trás de cada produto.



Agora foi a vez da RED, fabricante de câmeras digitais de cinema, mostrar um pouco de como funciona sua fabrica, em Orange County, California.

 

Câmera da Red finalizada na fábrica da California

 

É engraçado que uma das coisa que mais me chamou a atenção foi o aspecto relaxado dos técnicos: homens vestidos de camiseta e boné (e acho que até um deles de bermuda) e mulheres com cabelos longos e soltos debruçadas sobre circuitos delicados. Talvez um fio de cabelo ou de barba caídos dentro de uma dessas câmeras caríssimas faça parte do projeto, hehehe.

 

Camera RED sendo montada

 

O ambiente parece totalmente diferente dos que já vimos em alguns vídeos sobre as fabricas da Nikon no Japão ou da Leica na Alemanha, que mais parecem filmados nos cenários de 2001, de Stanley Kubrick.



No entanto, mesmo com funcionários assim, a fábrica é toda “tecnológica”. Vira e mexe alguma peça é gravada a laser ou manipulada à vácuo, sei lá…

 

 

Realmente é preciso reconhecer como é complexo e caro criar uma estrutura tão sofisticada para produzir uma câmera digital. Se você quer saber mais sobre essas câmeras de cinema digital da RED veja o artigo que publiquei aqui no blog sobre o assunto.

O vídeo tem apenas 3:00 minutos e não é visualmente sofisticado, mas é bom para matar a curiosidade e aguçar nosso senso crítico!