Notícias

Adobe divulga nova ferramenta de seleção do Photoshop

A nova tecnologia de inteligência artificial desenvolvida pela Adobe começa a dar os seus primeiros passos na vida real. O sistema, chamado de Adobe Sensei, foi implementado para demonstração numa nova ferramenta de seleção inteligente no Photoshop CC.

A ferramenta, que ainda não está disponível e se chama Seleção de Sujeito (ou assunto), promete revolucionar a forma como selecionamos pessoas em uma imagem.

 

Nova ferramenta de Seleção de Assunto do Photoshop

 

Atualmente a seleção de áreas de imagem a serem tratadas com o Photoshop é feita utilizando as ferramentas Seleção Rápida, Varinha Mágica, Caneta e Laço. Todas elas de alguma maneira são trabalhosas, necessitando que o operador tenha um grau razoável de destreza manual, conhecimento técnico e paciência.



Já a nova ferramenta, segundo a demonstração, promete automatizar completamente a seleção de áreas de imagem para retoque ou manipulação.

Eu fiquei até emocionado, pois gosto muito desse tipo de manipulação e sei o quão trabalhoso é fazer uma boa seleção. E não posso esquecer que, quando essa seleção não fica bem feita e você faz alguma correção numa área específica da imagem, o resultado pode ser desastroso. Fica feio mesmo…

 

Ferramenta tradicional de seleção usada manualmente no Photoshop

 

O vídeo de divulgação da Adobe tem apenas 1:48 minutos e é o suficiente para deixar qualquer fotógrafo em êxtase. A Adobe não diz nem sob ameaça quando vai liberar uma atualização do Photoshop que já contenha a ferramenta, mas isso não deve demorar tanto assim. Eu me lembro do caso da Ferramenta de Redução de Vibração (uso sempre) que foi divulgada para logo depois ser oferecida, apenas algumas semanas depois de anunciada.



Não custa então esperar e ir sonhando com o que poderemos fazer…

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.