Tutoriais

A diferença entre saturação e vibração no Photoshop

Qualquer um que já tenha editado arquivos usando o Photoshop já deve ter dado de cara com dois controles que parecem fazer a mesma coisa: Saturação e Vibração de cor (Saturation e Vibrance).

Eu mesmo já me perguntei várias vezes qual a diferença e, no final das contas, acabo sempre deixando os controles de lado para usar algum filtro comercial de minha preferência.



Quem abre algum arquivo tipo RAW (o tal do negativo digital) no Photoshop ou no Lightroom, sempre dá de cara com essas opções na base do painel de conversão, na forma de “sliders” (controles deslizantes).

 

Still do vídeo com imagem sem tratamento

 

Still do vídeo com imagem já tratada quanto a saturação e vibração de cores

Bom, mas afinal de contas, qual é exatamente a diferença entre vibração e saturação? O canal Photoshop Training Channel publicou um vídeo com uma explicação rápida, simples e completa dessas funções, apresentada por Jesus Ramirez.

Resumindo o vídeo, as duas opções modificam a intensidade das cores mas a diferença está em como elas afetam essas mesmas cores.



O controle de saturação afeta toda a intensidade de cores da imagem igualmente, e é por isso que é tão fácil de perceber o efeito. Já o controle de vibração só aumenta a intensidade das cores menos saturadas, ao mesmo tempo que tenta não alterar os tons de pele e evitar a posterização (redução de tons) que acontece quando aumentamos a saturação até o máximo.

 

Exemplo com controle de saturação ao máximo criando efeito de posterização

 

O vídeo vai um pouco mais fundo, mostrando como o controle deslizante de Saturação é diferente do uso da camada tipo HSL (Hue/Saturation/Lightness) que muitos fotógrafos usam. Também mostra como os controles de Saturação e Vibração podem ser combinados para obter resultados visuais agradáveis, com tons mais sofisticados.

O vídeo tem apenas 5:00 minutos e pode resolver o problema de uma vida inteira, como o meu, que nunca soube para que servia o controle de vibração…

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.