Tutoriais

Uma dica para evitar que o zoom de sua lente mude de posição

Dizem que quanto mais cara uma lente tipo Zoom menor o risco dela “escorregar” de posição quando for inclinada. Isso aconteceria porque o projeto da parte móvel da lente seria mais rígido, feito com materiais de melhor qualidade.

Para alguns fotógrafos, principalmente para quem gosta de fotografar mais em outros planos que não seja só o horizontal, uma lente zoom mudando sozinha de posição pode ser um problemão.

 

Still do vídeo com Dr. Jake

 

Para mostrar o velho truque do elástico na manopla de zoom que muitos fotógrafos usam o canal Dr Jake’s Very British Reviews no Youtube publicou um vídeo curtíssimo com 1:55 minutos. Nele Dr. Jake mostra tanto o defeito, chamado em inglês de “zoom creep”, quanto à solução.

Existe também uma solução comercial para esse defeito que nada mais é do que um elástico especial chamado de “The Lens Band”, cujo grande avanço tecnológico é vir na cor laranja com o logo “The Lens Band” impresso em baixo relevo. Simplesmente um luxo.

 

Forma de usar The Lens Band

 

Ah, e já vou avisando: o tipo de elástico que o Dr. Jake usa era conhecido por aqui como “elástico de contador” porquê servia para prender blocos de notas de dinheiro. Eu andei procurando no comércio esse tipo de elástico para segurar a tampa de uma câmera Reflex antiga e não achei em lugar nenhum.

Será que até isso ficou obsoleto?

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.