Graciela Iturbide: uma fotógrafa mexicana
Sempre achei que conhecia o México muito bem pois sou fã das novelas desse país mas meu horóscopo me dizia que iria ter uma surpresa hoje e o YouTube foi o caminho para essa previsão se realizar.
Graciela Iturbide é uma fotógrafa mexicana bastante conhecida fora de nossas terras mas eu mesmo só a conhecia de nome. Então o canal The Art of Photography publicou um documentário de cerca de 16:00 minutos contendo uma entrevista com a fotógrafa que a princípio parecia bem convencional mas que se desenvolve num retrato dramático. A história de Graciela Iturbide é o exemplo de como alguns fotógrafos são forçados por seu ofício a se superar quando se dão conta de que aquilo que retratam é muito maior do que seus problemas pessoais.
Não vou dizer que invejo suas experiências até porquê tenho uma maneira meio Polyanna de ver o mundo, coisa que foi tema de minha última exposição, mas o vídeo com a entrevista de Graciela Iturbide é muito bom e merece ser divulgado. Certas passagens do vídeo como a história sobre a famosa fotografia da “Nuestra Señora de las Iguanas” são bem engraçadas.
Ah, dois detalhes:
- algumas imagens entre os 6:00 e os 8:30 minutos são fortes, violentas mesmo, e devem ser vistas com cuidado por crianças e pessoas mais suscetíveis, como eu;
- O vídeo está todo em espanhol, é fácil entender e vem com legendas incorporadas em inglês. As legendas automáticas em português funcionam bem mas se sobrepõem as legendas incorporadas o que causa certa confusão. Prefira tentar entender o espanhol falado pela fotógrafa.
PS: Se você não sabe quem foi Polyanna siga esse link e tenha certeza de que você é bem mais novo que eu…