Tutoriais

Captando fotos noturnas sem tripé graças ao Phototoshop

Você já deve ter se deparado com uma bela vista noturna perfeita para ser fotografada mas… como fazer sem o tripé? Sim, o maior problema da fotografia de paisagens à noite é o tempo que o obturador precisa ficar aberto para conseguir captar luz suficiente. Se em velocidades de 1/30 de segundo já captamos uma imagem tremida imagine então o obturador aberto por mais de 30 segundos.

O fotógrafo Francês Serge Ramelli ensinou um truque em seu canal do Youtube que faz com que mesmo sem o uso do tripé possamos trabalhar fotografias mal captadas no Photoshop e conseguir uma imagem final surpreendente.

 

Still do vídeo de Serge Ramelli

 

Basicamente o processo consiste das seguintes etapas:

1. Coloque a câmara no modo de disparo contínuo.

2. Deixe a abertura da lente tão ampla quanto possível – F2.8 ou F4 por exemplo.

3. Configure a velocidade do disparador em torno de 1/30 de segundo e o ISO entre 2000 a 3000.

4. Tire no mínimo 5 fotos em sequência rápida.

5. Pegue a primeira foto, retoque-a e sincronize seu retoque usando o Lightroom (eu faria isso no Photoshop mesmo).

6. Abra as imagens como camadas em um único arquivo no Photoshop.

7. Alinhe as fotos (siga o vídeo, é bem fácil).

8. Selecione as camadas e as converta em objeto inteligente.

9. Vá em Camadas -> Objeto Inteligente -> Modo de Pilha e tente então usar Média ou Mediana para ver o que funciona melhor.

É verdade que boa parte do vídeo é um comercial dos cursos que o fotógrafo vende mas a informação que ele dá é boa e pode servir para salvar aquela paisagem bonita que não vai dar pra fotografar na noite seguinte com o equipamento certo.

Então mãos à obra.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.