Câmeras do passado: Yashica Mat-124G
Se você é um pouco mais velho deve se lembrar de ter visto algum fotógrafo segurando uma câmera em forma de caixa com duas lentes na frente e um visor voltado para cima. Uma dessas câmeras provavelmente era uma Yashica Mat-124G.
A Mat-124G é um dos melhores exemplos de uma câmera de filme 6×6 do tipo TLR. A sigla significa “Twin Lens Reflex” ou Reflex com lentes gêmeas e significa basicamente que a câmera contém duas lentes iguais sendo uma para enquadrar a imagem e a outra para fotografar, além de contar com um espelho colocado atrás da lente de composição para permitir a focalização da imagem.
A Yashica Mat-124G foi introduzida no mercado em 1970 e produzida até 1986. Foi a última câmera TLR produzida pela Yashica. Mesmo parecendo que este tipo de câmera fosse obsoleto no momento de seu lançamento, a 124-G foi um sucesso no mercado e até hoje inspira saudade.
A câmera contava com lentes “Yashinon” 80mm, abertura F3.5 e quatro elementos óticos. A focalização era feita através de uma tela de vidro fosco que conta com uma lupa de 3x para foco crítico além de um acessório para focalização esportiva. A tela de focagem é utilizada com a câmara à altura da cintura. O obturador do tipo Copal possui velocidades de 1 a 1/500 segundos além do modo B para controle manual do tempo de abertura.
A Yashica Mat-124G também possui um medidor de exposição do tipo agulha acoplado que usava baterias de mercúrio de 1.3v atualmente descontinuadas. É possível encontrar alguns adaptadores de pilhas alcalinas para esse formato antigo em lojas especializadas e na internet.
A câmera utiliza filmes do tipo 120 (cerca de 12 exposições) e 220 (cerca de 24 exposições) ainda encontrados no mercado.
As câmeras Yashica Mat são basicamente cópias das famosas Rolleiflex e portanto tem controles muito familiares a quem está acostumado com essa outra marca de câmeras. No entanto é bom lembrar que alguns profissionais consideram a Mat-24G um “equipamento de entrada” afirmando que as lentes Yashinon não podem ser comparadas com a qualidade e precisão oferecidas pela Rolleiflex.
Atualmente é possível encontrar câmeras desse tipo em site de vendas de usados, feiras de antiguidades e lojas especializadas no entanto é bom lembrar que dependendo do estado do equipamento ele pode não estar funcional, fique atento.
Existem dois vídeos muito interessantes sobre a Yashica Mat-124G no Youtube.
Um deles foi feito pela fabricante de filmes alemã Adox (Fotoimpex) e mostra bem de perto como manipular e carregar um negativo numa Yashica Mat-124G. Apesar de estar em alemão ( a tradução automática não funciona nada bem) o vídeo vale a pena pelo absoluto estado de conservação que a câmera apresenta. Parece que acabou de sair da fabrica.
Outro vídeo interessante sobre a Yashica Mat-124G foi feito por Matt Day e postado em seu canal. Nele o fotógrafo apresenta a câmera e mostra o resultado da fotografia obtida com ela. Também vale a pena ser visto e a tradução automática funciona bem.
Quem sabe você não acha uma Yashica Mat-124G no fundo do baú e resolve fazê-la funcionar novamente?
Fonte consultada: Camerapedia