Notícias

Promoção dá DXO OpticsPro 9 de graça

A revista N-Photo, voltada para equipamentos Nikon, está dando gratuitamente uma versão anterior do DxO OpticsPro, software de processamento de imagem RAW (filme digital) desenvolvido pela DxO Labs. Lançado pela primeira vez em 2004 o software é conhecido pelas correções ópticas detalhadas disponíveis para mais de 20.000 combinações entre lente-câmera.

Algumas de suas funções são a redução de ruído chamada de “PRIME” considerada a melhor da categoria, um recurso de remoção de embaçamento chamado “ClearView” (copiado pela Adobe no Phtoshop recentemente), e a recuperação de sombras chamada de Iluminação Inteligente.

Atualmente o software já está na versão 11 (o da promoção é a 9) e está disponível em duas edições, Essential e Elite. A edição Essential não possui os módulos ClearView e PRIME.

 

 

A DXO Labs ficou famosa há alguns anos quando imagens obtidas pelo fotógrafo Sebastião Salgado para o livro Gênesis foram tratadas utilizando software dessa companhia. Eu particularmente gosto muito da redução de ruídos Prime, que tem sido capaz de fazer milagres mesmo em minhas imagens mais problemáticas, e do fluxo de trabalho para exportação de imagens em JPG ou TIFF, fácil de utilizar e totalmente automatizada. Você define uma pasta com as imagens e sem que seja necessário fazer nada todos os módulos de correção são aplicados. É impressionante como funciona.

No entanto o DXO OpticsPro tem alguns senões, dentre eles a demora para o software iniciar (em qualquer configuração) e a demanda de recursos do computador que faz com seja melhor ter uma boa quantidade de memória RAM e um belo processador.

Outro problema, que me atinge diretamente, é a recusa da DXO em criar módulos de correção para arquivos RAW das câmeras Fuji com sensor X-Trans alegando para isso que seria necessário muito esforço na elaboração desse upgrade. Bem, a Adobe não pensa assim, nem a OnOne e outras, então…

A promoção da revista N-Photo ficará ativa até 28 de fevereiro de 2017 e pode ser acessada para download pelo endereço www.dxo.com/n-photo (copie e cole este endereço em seu navegador).

E para ver uma demonstração do DXO na versão 11 assista o video promocional.