Câmeras

Sony Mavica: câmeras do passado que gravavam em disquette

Você se lembra daquela linha de câmeras digitais da Sony dos anos 90 que gravavam as imagens em disquette? Pois é, eu tenho uma… Foi por isso que caí para trás ao dar de cara no Youtube com um video do Canal The 8 Bit Guy falando exatamente sobre as Mavicas, as maravilhas digitais da época.

Segundo a Wikipedia o nome Mavica é uma contração de “Magnetic Video Camera” o que sinceramente não tem muito sentido, pois o equipamento era uma câmera de “stills” ou seja, fotogramas. Talvez o video do Canal The 8 Bit Guy explique isso quando fala que o sensor da Mavica produzia imagens não por pixels mas por linhas entrelaçadas como nas filmadoras. Confesso que foi a primeira vez que entendi a opção do menu da câmera que controla isso.

Inserindo disquete na Mavica

As imagens que eu tirei com a minha Mavica não foram muito memoráveis e talvez por isso estão meio que perdidas em alguns dos meus backups. Vou usar esse video como estímulo para revê-las.

 

Obs.: O video está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.