celulares e smartphonesExclusivo

Os melhores aplicativos de câmera para celular de 2016

Já vi muita gente reclamar da qualidade da câmera do seu smartphone mas as vezes o problema não está no aparelho e sim no aplicativo que o fabricante inclui no sistema operacional.

É por isso que muitos desenvolvedores de software oferecem aplicativos de câmera alternativos tanto para Android quanto para o IOS do iPhone. Esses aplicativos são apresentados de várias maneiras indo desde aquele que simplifica a fotografia ao máximo até aquele que simula os controles de uma câmera profissional.

Na maior parte das vezes esses aplicativos utilizam efeitos especiais para tentar compensar a baixa qualidade do hardware de câmera de alguns smartphones.

 



 

Para que você possa testar e escolher qual o melhor aplicativo de câmera para o seu celular (eu não garanto nada) fiz uma lista de alguns aplicativos que chamaram a minha atenção durante o ano. Todos eles são aplicativos que já estavam no mercado e que amadureceram com o tempo e não estão em ordem de preferência. Vamos ver:

  • Hipstamatic: a “mãe” de todos os aplicativos de câmera acabou de comemorar 7 anos de lançamento. Embora ainda continue sendo oferecido só para o iPhone é um aplicativo muito divertido. Quando ativado o Hipstamatic mostra na tela do celular a parte de trás de uma câmera antiga onde você pode mudar o tipo de “filme” e o tipo de “lente” que vai usar. Na realidade essa é a metáfora que o aplicativo usa para aplicar filtros de todos os tipos na imagem transformando o smartphone numa autêntica câmera do tipo que se usa na Lomografia. Os filtros e lentes podem ser comprados dentro do aplicativo. Se você é Hipster (moderno?) vale a pena dar uma olhada no Hipstamatic. Eu já fiz um livro fotográfico só usando fotos tiradas com esse aplicativo.
Interface do Hipstamatic
  • Retrica: O aplicativo, usado por mais de 250 milhões de usuários no mundo todo, é um aplicativo divertido para aquele tipo de usuário que está sempre procurando um jeito de aprimorar as capacidades da câmera do seu smartphone. Ele fornece um bom conjunto de recursos, bem similares aos encontrados nos aplicativos de câmera mais comuns do mercado mas apresenta uma interface interessante e que muitos usuários acham fácil de usar, daí seu sucesso. Apresenta cerca de 80 filtros de imagens que podem ser combinados consecutivamente. O Retrica é um aplicativo voltado a criatividade. É encontrado nas versões para iPhone, Android e para Windows Phone (em breve).
Interface do Retrica

 

  • Open Camera: talvez o melhor aplicativo de câmera gratuito para Android. Roda na maior parte dos smartphones e aproveita o melhor do equipamento em que está instalado. Serve tanto para usuários comuns que vão apenas utilizar o modo automático quanto para o usuário avançado que quer controle manual completo sobre sua câmera. Também apresenta alguns filtros e controles de edição de imagem mas é basicamente um ótimo substituto para o aplicativo padrão que vem em alguns celulares mais baratos (e até mais caros). Se você está descontente com o aplicativo padrão do seu smartphone tente o Open Camera.

 

Interface do Open Camera
  • Cymera: o aplicativo foi lançado há um bom tempo e  já foi instalado por mais de 200 milhões de usuários no mundo todo. O Cymera tem algumas características interessantes, incluindo muitos filtros de imagens e aplicação de stickers além de permitir que você desenhe nas imagens obtidas. Ele vem com um editor de fotos que inclui alguns recursos exclusivos como as ferramentas de edição de pele, cabelo e olhos para melhorar as suas selfies. O Cymera não apresenta controles manuais de fotografia o que é um pouco decepcionante mas no geral o aplicativo funciona muito bem. Tem versões para iPhone e smartphones Android.
Interfaces do Cymera

 

  • DSLR Camera PRO: aplicativo pago que tenta imitar a experiência que você teria em uma câmera DSLR profissional (Reflex). Ele apresenta todos os controles manuais que uma câmera tem, incluindo controle de ISO, balanço de branco, compensação de exposição e um histograma RGB ao vivo. Além disso o  DSLR Camera PRO vem com algumas funções únicas, como um botão do obturador de dois estágios onde você pressiona para focar e depois libera a pressão para disparar a foto e a capacidade de usar o controle de volume como um botão do obturador. Já vou avisando, como não há versão lite para testes você vai ter que comprar o DSLR Camera PRO se quiser conhecer o aplicativo.
Interface do DSRL Camera Pro

 

  • Camera 360: tem gente que adora esse aplicativo mas eu acho a interface meio difícil de navegar. De qualquer maneira é uma questão de gosto, O Camera 360 é um aplicativo voltado para a edição de imagens, ou seja, você tira a foto já com o objetivo de aplicar filtros e melhorar a fotografia. Para isso o Camera 360 conta com centenas de filtros diferentes, controles de contraste, iluminação balanço de cor e outros. Quem usa diz que fica mais tempo editando a imagem do que fotografando. O aplicativo pode ser interessante também para quem usa câmeras digitais com conexão WIFI da Sony pois o Camera 360 apresenta uma função para controlar esses equipamentos. No entanto eu já usei essa função e acabei voltando a usar o aplicativo do próprio fabricante. De repente o Camera 360 pode ser uma boa escolha para você. Para Android e iPhone (IOS).
Telas do Camera 360

 

  • Cameringo+: Mais um aplicativo de câmera que foca nos filtros para melhorar a imagem, O Cameringo já existe há alguns anos e tem resistido a onda de aplicativos que surgem, fazem sucesso e depois desaparecem. Apresenta cerca de 100 filtros e tem como funções em destaque estabilização de imagem, indicador de nível de horizonte, linhas de grade para melhor composição, modo macro para fotos de perto, timer e geo-tagging. Alguns usuários dizem que a versão atual está com problemas de estabilidade mas a interface é simples e bonita e deve agradar a todo tipo de usuário. O Cameringo+ também não tem versão gratuita para testes e só roda em smartphones Android.
Interface do Cameringo

 



 

Existem dezenas, talvez centenas, de aplicativos para câmera na Google Play e na Itunes Store e isso pode ser um problema porquê acabamos dependendo muito do processo de tentativa e erro para descobrir algum deles que nos satisfaça. Quando o aplicativo tem uma versão gratuita ou de testes até faço a instalação mas já me arrependi ao instalar softwares que travavam o smartphone na primeira utilização (isso sem contar o problema da falta de espaço de memória que aparece sempre nos piores momentos).

Antes de instalar um Camera App leia sempre as opiniões dos usuários e a relação entre a quantidade de avaliações positivas e negativas que eles publicam. Isso serve para qualquer tipo de aplicativo. Boa sorte.

 

Conheça também meu novo Curso de Fotografia com Smartphone, clique aqui para conhecer.