Câmeras

Olympus anuncia a nova câmera PEN EPL-9

A linha PEN de câmera digitais Mirrorless da japonesa Olympus é um sucesso fora do Brasil e para manter a situação a empresa acaba de lançar mais uma geração de equipamentos.

A nova Olympus PEN EPL-9 vem com sensor Micro Four Thirds do tipo Live MOS, com 16 Megapixels de resolução. Esse sensor usado pela Olympus é conhecido pela boa sensibilidade e baixo ruído, o que é surpreendente para um sensor mais compacto como esse. O processador TruePic VIII utilizado na EPL-9 é o mesmo encontrado na Olympus E-M10 Mark III, um equipamento mais avançado.

 

Olympus PEN EPL9 na versão branca

 

No entanto é bom lembrar que enquanto a E-M10 III possui estabilização de imagem de 5 eixos dentro do corpo (IBIS), a E-PL9 é limitada a três eixos, o que deve reduzir sua capacidade de evitar tremores na fotografias. As duas câmeras compartilham o mesmo sistema de Auto Foco por detecção de contraste de 121 pontos, contando com identificação de rosto e olho em retratos.



Dois grandes avanços do novo modelo em relação a Olympus EPL-8 lançada em 2016 são a capacidade de gravar vídeo em 4K e a presença de bluetooth para conexão continua com smartphones.

A câmera conta agora também com mais filtros artísticos, uma tradição na linha PEN Digital. E outro detalhe, agora o flash fica embutido no corpo (do tipo pop-up) e não vem mais como um acessório a ser encaixado no conector “hotshoe”. Achei chique.

 

Olympus PEN EPL9 com flash estendido

 

O anúncio da câmera foi feito inicialmente para a Europa, onde deverá custar cerca de € 699,00 Euros no kit equipado com a lente 14-42mm F3.5-5.6 EZ, que tem o zoom motorizado.



Resumindo, as características da câmera são as seguintes:

  • Sensor de 16 Megapixels do tipo Four Thirds (17.3 x 13 mm);
  • Processador TruePic VIII;
  • Sensibilidade ISO Automática, de 200-6400 (expansível até 100-25600);
  • Estabilização de imagem por “Sensor-shift” (IBIS);
  • Tipos de arquivo JPEG (Exif v2.3) e Raw (Olympus 12-bit ORF);
  • Foco Automático com as seguintes configurações: Detecção de contraste (sensor), Multi-área, Centro, Ponto único seletivo, Rastreamento, retrato, contínuo, por toque na tela, Detecção de rosto, Visualização ao vivo (Live View).
  • Velocidade máxima de disparo: 8.6 quadros por segundo.
  • Tela de LCD articulável com 1.040.000 pontos.
Vista superior e lateral da Olympus PEN EPL9

 

Antes que alguém reclame, a Olympus PEN EPL-9 não tem visor (viewfinder) como nas câmeras DSLRs ou Mirrorless avançadas. Na realidade os equipamentos na categoria EPL da Olympus são voltados para usuários acostumados com smartphones e que preferem compor a fotografia pela tela.

Aliás, isso me lembra que em algumas situações em que eu queria ser fotografado emprestei para alguém uma câmera com visor. Por várias vezes (se não todas) a pessoa em questão ficou procurando a imagem na tela de LCD, que estava desligada, sem perceber que havia um visor. Aí eu tinha que ativar o Live View, coisa que fotógrafo que se preze não gosta, hehehe.



É bom lembrar também que os equipamentos da Olympus não são distribuídos no Brasil há muitos anos, então o lançamento só vai interessar mesmo os fãs da marca, como eu, hehehe.

Veja também aqui o vídeo promocional da nova câmera Olympus PEN EPL-9.