Tutoriais

Photoshop: 10 atalhos importantes para usar com camadas

Uma característica fundamental do Photoshop é a possibilidade de se usar camadas para editar imagens. Para entender como as camadas funcionam basta Imaginar que por sobre uma fotografia os retoques ou edições sejam feitos sobre cópias sobrepostas, algumas até mesmo transparentes e interativas, possibilitando muitas opções de tratamento e manipulação fotográfica.

Na realidade muitos outros aplicativos usam hoje em dia o conceito de camadas mas, no Photoshop, a coisa chegou à um nível impressionante de sofisticação.



Foi por isso que o canal Adobe Photoshop publicou um vídeo bem curto, com apenas 2:18 minutos, para mostrar quais são os 10 atalhos de teclado mais importantes ao usarmos camadas em alguma edição de imagem.

 

 

Para ajudar ainda mais, o site Petapixel fez um resumo desses comandos.

Vejamos quais são:

1. Adicione máscaras de camada para esconder toda a imagem

Para adicionar rapidamente uma máscara de camada para ocultar todas as camadas, mantenha pressionada a tecla Option (Alt) no Mac, ou Alt no Windows, e clique no botão “Adicionar máscara de camada” no painel Camadas.

 

2. Elimine máscaras de camada

Em vez de arrastar uma máscara de camada para a lixeira, você pode clicar com o botão direito na máscara de camada e excluí-la no menu que aparece logo em seguida.

 

3. Adicione uma máscara de camada com base em seleções

Criar uma máscara de camada de uma outra seleção que você fez é uma coisa útil para os usuários do Photoshop. Ao clicar no botão “Adicionar máscara de camada”,  sua seleção será exibida, mas se você quiser ocultá-la, basta segurar a tecla Option (Alt) no Mac, ou Alt para Windows, ao clicar.



 

4. Inverta uma máscara de camada

Se você deseja inverter sua máscara de camada, mantenha a tecla Command+i no Mac, ou Control+i no Windows.

 

5. Mova uma máscara de camada entre as outras camadas

Basta clicar e arrastar a máscara de camada entre diferentes camadas para coloca-la em outro lugar.

 

6. Duplicar uma máscara de camada entre as camadas

Se quiser mover sua máscara de camada para uma nova camada, mantendo sua posição no original e mantenha pressionada a tecla Option (Alt) no Mac, ou tecla Alt no Windows, e clique e arraste para a nova posição.



 

7. Mova as máscaras de forma independente

Para mover uma máscara independentemente da camada em que ela é aplicada, basta clicar no pequeno link do cadeado para a desvincular.

 

8. Exibir a máscara como uma sobreposição

Toque na tecla Barra Invertida (\) no teclado para mostrar a sobreposição da sua máscara.

 

9. Marque a camada ou a máscara

O atalho Command+2 no Mac, ou o Control+2 no Windows, irá marcar a camada, enquanto o atalho command+barra invertida (\) no Mac, ou control+barra invertida (\) no Windows, marcará a máscara. Para desativar temporariamente a máscara, mantenha pressionada a tecla Shift e clique na máscara.

 

10. Mude a densidade e borda de uma máscara

Para alterar de forma não destrutiva a densidade da borda da máscara, você pode mover o controle deslizante “Densidade” no painel Propriedades. Para ajustar e dobrar a borda da máscara, mova o controle deslizante “caneta” (pen) no mesmo painel.



 

Eu particularmente uso muito pouco atalhos pois minha memória é péssima, mas sei que tem gente que nem usa mais o mouse, hehehe.

Atalhos de teclado são uma forma de acelerar e facilitar vários tipos de trabalho em um computador e no caso do Photoshop podem fazer a diferença entre entregar ou não um “job” fotográfico no prazo combinado com o cliente. Pense nisso!

 

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.