Exclusivo

Ideias para comemorar o Dia Mundial da Fotografia

Hoje é comemorado o “World Photo Day” e eu sempre fico intrigado com essas datas festivas. Como é que alguém marca um dia como uma espécie de aniversário de alguma coisa?

Pois é, para meu espanto (que ingênuo!) o Dia Mundial da Fotografia tem origem na invenção do Daguerreótipo, o processo fotográfico desenvolvido pelos franceses Louis Daguerre e Joseph Nicephore Niepce em 1837.

 

Uma imagem para comemorar o World Photo Day. Campos do Jordão – Ricardo Hage, 2017

 

Esse processo fotográfico foi divulgado pela Academia Francesa de Ciências dois anos depois e em 19 de agosto 1839 o próprio governo francês comprou a patente anunciando a invenção como um presente “gratuito para o mundo”. Essa é a origem da data festiva que só foi realmente estabelecida em 19 de agosto de 2010 quando um grupo de fotógrafos criou um site com uma galeria online global. Nela quase 270 fotógrafos compartilharam fotos que foram visitadas por pessoas de mais de 100 países. Isso marcou o primeiro dia oficial mundial da Fotografia.

Depois disso o movimento aumentou sendo que muitas empresas começaram a usar a data para veicular seus produtos, criar promoções, etc, etc.



 

Eu não sou muito fã dessas coisas mas se você gosta de comemorações que tal seguir algumas atividades pelo mundo:

  • Fotografe…
  • Fotografe um projeto especial. Tem várias ideias por aqui na categoria “Inspire-se”.
  • Visite o site do World Photo Day. O site atualmente é baseado na Austrália mas mostra algumas atividades no mundo todo e você pode se registrar para enviar imagens comemorativas.
  • Visite o artigo do Dpreview.com com as fotografias do “staff” do site comemorando a data. Só para registrar…
  • Visite o Instagram do World Photo Day ou publique alguma coisa nas redes sociais com essas “Hashtag”.
  • Se você puder, compre uma câmera, um smartphone ou uma câmera de ação e peça um desconto. Na maior parte das vezes o vendedor vai rir da sua cara mas não custa tentar. Falando sério, alguns sites de vendas online no Brasil estão em promoção neste dia. Dê uma busca pelo Google, quem sabe você não acha algo que valha a pena comprar.

E eu, para comemorar, coloquei no cabeçalho da matéria uma foto multicultural obtida na Av. Paulista e outra da Serra em Campos do Jordão, todas da série “A Janela e o Olhar”.

Agora, se você é do tipo depressivo, esqueça a data. O Sebastião Salgado já falou mesmo que a fotografia como a conhecemos não dura mais nem 10 anos, então…

One thought on “Ideias para comemorar o Dia Mundial da Fotografia

Fechado para comentários.