Câmeras

Como derreter sua câmera fotografando um eclipse do Sol

Eu nunca pensei que fotografar o Sol pudesse ser perigoso para câmeras fotográficas mas mudei de opinião. Com a aproximação de um grande eclipse solar sobre a América do Norte no dia 21 a mídia especializada tem divulgado todo tipo de informação sobre como fotografar um evento desses mas, para meu espanto, o canal Everything Photography publicou um vídeo onde podemos constatar o efeito que o Sol causa em uma câmera sem proteção.

O canal, mantido pela Every Photo Store, testou o que aconteceria com uma antiga câmera Canon Rebel XT acoplada a uma caríssima lente Canon 400 milímetros f/2.8 IS II ( cerca de US $10.000) apontada para o Sol.

via GIPHY

No primeiro momento, ainda com o espelho da câmera abaixado e sem tirar sequer uma foto, a fumaça começou a se espalhar e o mecanismo começou a falhar. Em seguida, usando um clipe de papel, o espelho foi bloqueado para mostrar o que acontece quando o obturador e o sensor estão expostos ao Sol do meio-dia. Em apenas alguns segundos a fumaça tomou conta da caixa do espelho. A luz solar focalizada tinha derretido tanto o obturador quanto o sensor da câmera.

Moral da história segundo o vídeo: se você não sabe que cuidados deve ter para fotografar o Sol ou um Eclipse Solar, nem tente. No mínimo é preciso usar um filtro protetor de boa qualidade e isso não é muito fácil de achar mesmo no mercado Americano. Na semana passada a Amazon.com teve que cancelar a venda de um desses filtros que, segundo testes feitos por consumidores, não protegiam a câmera o suficiente.



Quando eu era criança tive um telescópio que vinha com um filtro para observação do Sol. Era a coisa mais escura que já vi na vida, só passava alguma luz quando apontado diretamente para o Sol. Graças a Deus nunca queimei o olho usando aquilo, então pense nisso quando começar a ter idéias fotográficas. Das poucas vezes em que fotografei o Sol diretamente, numa paisagem por exemplo, fiz questão de apontar a câmera muito rapidamente e sempre com lentes de menor alcance do que a super tele utilizada nessa experiência.

 

Still do vídeo com caixa do espelho e sensor completamente derretidos

 

Ah, e outra coisa interessante: a Every Photo Store é loja especializada em fotografia situada na cidade de Dubuque, Estado de Iowa no Estados Unidos. Aqui no Brasil nem mesmo as maiores lojas de equipamento fotográfico fazem esse tipo de teste, ou tem canais de vídeo com grande alcance.

Por quê será?

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta