Inspire-se

Uma animação feita inteiramente com fotos de madeira sendo cortada

Que tal um projeto fotográfico em que o conceito principal é desenvolver imagens abstratas à partir do corte de toras de madeira? Esse projeto existe e foi concebido pelo fotógrafo e animador Brett Foxwell que em parceria com o músico Conor Grebel apresenta suas imagens na forma de um vídeo em “Stop-motion” (animação com fotografias quadro a quadro) chamado WoodSwimmer.

Segundo diz Foxwell em seu canal do Vimeo “As seqüências são varreduras fotográficas transversais de pedaços de madeira e galhos. É uma técnica simples mas que é brutalmente tediosa para ser completada”

 

Still do vídeo onde é possível ver uma tora de madeira sendo cortada sem notarmos o uso da serra

 

E deve ser mesmo pois o site Dpreview informa que Foxwell e Grebel trabalharam cuidadosamente através de vários pedaços de madeira, camada por camada, capturando uma moldura de vídeo de cada vez para criar o filme em “stop motion”.

Ainda segundo o site, Foxwell disse que o trabalho envolveu infinitas horas de filmagem, corte e preparação para cada quadro: “O projeto incluiu limpar todos os pedaços de madeira ou mantê-los parecendo consistentes e bonitos além de aplicar óleo de madeira em cada pedaço do material fotografado”.

 

Still do vídeo com forma abstrata criada pelo corte da madeira

 

Quanto ao equipamento, Brett Foxwell utilizou uma câmera Canon EOS 60D com uma lente macro Tamron de 90 mm. Esta configuração foi conectada ao software de captura de “stop-motion” DragonFrame que além de possibilitar a animação é um ótimo aplicativo de controle de câmera à distância, segundo o fotógrafo.

O efeito das imagens animadas associadas à música produz um vídeo de raro efeito visual que apesar de curto (1:39 minutos de duração) tem grande impacto.

Veja o vídeo, quem sabe você se inspira para produzir um novo projeto fotográfico sobre madeira também.

 

WoodSwimmer from bfophoto on Vimeo.