Inspire-se

Voando por Marte através de fotografias reais do planeta

Você já ouviu falar de imagens anaglíficas? Graças a elas agora você pode simular que está sobrevoando o Planeta Vermelho. Segundo a Wikipedia “Um anaglífo é uma imagem (ou um vídeo) formatada de maneira especial para fornecer um efeito tridimensional estereoscópico”.

 

Still do vídeo

 

A NASA tem usado a técnica por muitos anos para estudar o relevo do planeta Marte e agora o fotógrafo e entusiasta da pesquisa espacial Jan Fröjdman acaba de fazer um vídeo com essas imagens simulando uma viagem espacial pelo planeta vermelho.

O trabalho foi feito em três meses e utilizou as imagens de alta resolução da NASA que oferecem informações sobre profundidade obtidas através da câmera HiRISE instalada a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

 

Still do vídeo

 

Segundo a Dpreview.com, que tem divulgado o vídeo, Fröjdman converteu as imagens fixas em vídeos panorâmicos usando 33.000 pontos de referência e colorindo as imagens que originalmente eram em preto e branco. Ele descreve o trabalho como um esforço para visualizar o planeta Marte à sua maneira e não como um empreendimento estritamente científico.

O vídeo tem 4:00 minutos e além de ser muito bonito faz com que pensemos na importância que a fotografia tem na pesquisa espacial. Aproveite.

 

A FICTIVE FLIGHT ABOVE REAL MARS from Jan Fröjdman on Vimeo.