10 coisas que fotógrafos precisam parar de fazer
Em recente artigo no site fstoppers.com a fotógrafa Nicole York resolveu colocar as 10 coisas que, como fotógrafa, ela pensa que precisamos parar de fazer para sermos melhores profissionais em 2019.
Eu achei o texto divertido (clique aqui para ver em inglês) pois na realidade ele se aplica a qualquer um, em qualquer profissão, mas no caso dos fotógrafos a coisa fica bem evidente.
Vejamos então quais são as dez “decisões de Ano Novo” de Nicole York:
1 – Pare de comparar seu trabalho com o de outros fotógrafos
Ela diz que num mundo imerso em imagens é difícil não fazer comparações. Segundo York, “Como você pode olhar para o trabalho de seus ídolos e outros incríveis fotógrafos dezenas de vezes por dia e não ver seu próprio trabalho com um olhar crítico?”. A resposta que ela dá é “deixe outros fotógrafos lembrá-lo do que é possível, deixe-os inspirá-lo, mas não permita que falsas comparações o intimidem ou detenham”
2 – Pare de se promover para outros fotógrafos
Essa dica é divertida. Ela fala que conversar com outros colegas é muito bom mas que pode se tornar um problema quando você inadvertidamente começa a gastar seu tempo e esforço tentando ser conhecido por outros fotógrafos em vez de clientes em potencial.
Do ponto de vista profissional isso é uma bomba, hehehe. Pense nisso…
3 – Pare de duvidar de si mesmo
Pessoas criativas tendem a ser muito sensíveis a críticas e inseguranças. Segundo York, “Você entrou na fotografia por uma razão, e toda vez que você deixa o medo e a dúvida impedi-lo de seguir em frente, você fica um passo mais longe de perceber o seu potencial”.
A dica é bem de auto-ajuda e encorajamento, mas mesmo se você acha esse tipo de coisa babaca, tem sentido!
4 – Pare de colocar a culpa nos clientes
Eu confesso que eu nunca tinha prestado atenção nisso. Segundo a fotógrafa, “Não é responsabilidade da noiva escolher um local bonito para as fotos do seu álbum. Não é responsabilidade de uma mãe entender que cinco minutos de atraso pode significar a diferença entre a luz do sol mágica para os retratos de sua família ou nenhuma luz. Seus clientes não são fotógrafos, é por isso que eles te contrataram”.
Pois é, né? Depois não reclame da falta de clientes…
5 – Deixe de ser sedentário
Então… eu nunca havia pensado no fotógrafo como um ser sedentário. Segundo o artigo, “os fotógrafos passam muito tempo com seus traseiros (NT: a palavra original era chula) nas cadeiras diante dos computadores. Estamos editando, estamos respondendo a e-mails, estamos criando álbuns, fazendo anúncios, encomendando impressões, mantendo a contabilidade e fazendo um milhão de outras tarefas que exigem que fiquemos mais ainda na frente de uma tela, e estamos arriscando nossa saúde para fazê-lo. Mesmo que você terceirize muito do seu trabalho para outros profissionais, use um timer para lembrá-lo de se mover de tempos em tempos”.
Humm, vou pensar nisso.
6 – Pare de trabalhar sem método
Boa dica, principalmente para os Brasileiros. Segundo a fotógrafa, “Ter um método de trabalho significa que você completa as mesmas tarefas sempre da mesma maneira. O resultado é que todo cliente recebe o mesmo serviço no mesmo período de tempo. Isso resulta também que se você precisar de alguém para substituí-lo por causa de lesão ou doença, você tem um sistema de trabalho que pode seguir para garantir que seus clientes sejam atendidos no mesmo padrão que teriam se você estivesse lá. Permite que você possa terceirizar. Isso significa que você tem que gastar menos tempo pensando”.
Simplesmente lindo…
7- Pare de usar o sucesso do outro como parâmetro
Essa é literal. Nicole diz que, “Assim como nossas razões para escolher um tipo de câmera são diferentes de outros fotógrafos, nossas medidas de sucesso são diferentes. Se você começou um negócio em tempo parcial para fazer um pouco de renda extra, sua medida para o sucesso é diferente de alguém que está querendo ganhar US$ 100.000,00 por ano (NT: Cruzes!). A pior coisa que você pode fazer para si mesmo é se comparar com os objetivos de outra pessoa. Descubra o que o sucesso significa para você e ignore o que os outros estão fazendo”.
Sem comentários…
8 – Pare de imitar outros fotógrafos o tempo todo
Segundo ela imitar é bom para aprender, mas “… se você nunca crescer além disso, se você nunca usar essas técnicas e moldá-las para se adequar à sua própria visão, então você nunca será nada além de uma pobre imitação do original. Cultivar seu próprio estilo é difícil: requer bravura, vulnerabilidade e muitos fracassos, mas ter um estilo que represente quem você é e como você vê o mundo vale a pena”.
É por isso que quando eu vou num evento sequer sou reconhecido como alguém do meio. Nem mesmo minha aparência bate com a dos fotógrafos. Sempre acham que sou aquele contador aposentado que entrou na exposição por acaso, hehehe.
9 – Pare de ouvir seu Ego e aprenda
Ah, o orgulho… Segundo York, “Tudo bem, as fotos que você faz com o que já sabe são incríveis. Mas, se você nunca sair da sua zona de conforto, se você nunca admitir que ainda existe algo para você aprender, então você só será capaz de fazer o que está fazendo agora. Eu não sei sobre você, mas a última coisa que eu quero fazer como artista é ficar estagnada”.
Ótimo, eu já sou uma metamorfose ambulante, literalmente!
10 – Pare de fazer sempre a mesma coisa
Esse conselho é mais ou menos a complementação do anterior. Ela diz que, “… não estou dizendo que você precisa mudar completamente o seu estilo, especialmente se é algo que seus clientes esperam de você, mas eu estou dizendo que há valor em sair da sua zona de conforto e tentar algo novo. Se você está acostumado a fotografar modelos profissionais, experimente fotografar pessoas comuns. Se você nunca fotografou Boudoir (intimidade?), ou fez sessões de fotografia ao ar livre, experimente isso neste novo ano!”.
A vida é assim, quem não evolui é extinto, viu seu dinossauro?
Coisas que fotógrafos precisam…
Apesar de achar o texto interessante é preciso dizer que as dicas que Nicole York dá se repetem muito.
Na realidade tudo acaba se resumindo a isso: foque no seu “estilo”, use o conhecimento para crescer e perceba em que público vale a pena investir como profissional.
Apesar de achar tudo meio óbvio, sei que a coisa não é bem assim. Quer um exemplo? Já fui criticado por divulgar notícias e artigos superficiais, que desvalorizariam o campo da fotografia como arte. Ou então, já me olharam com aquela cara de quem vê um leigo se metendo em assunto profissional alheio. Eu morro de rir.
O que esses críticos não sabem é que uma boa parte do meu público, incluindo muitos profissionais, não tem acesso a esse tipo de informação. Na realidade eu faço muito sucesso com esse tipo de publicação.
Tá vendo, quem disse que eu não foco no meu público? Já estou usando as dicas acima faz tempo.
Aliás, se você quer outras dicas sobre fotografia clique aqui para uma lista completa desse tipo de artigo. Boa inspiração!