Conseguindo novos clientes para serviços fotográficos
Tem gente reclamando que os clientes para serviços fotográficos sumiram. O mercado de serviços fotográficos está em baixa, mas a culpa não é sua.
A crise, a Copa, as eleições e até mesmo a invasão dos smartphones com suas câmeras embutidas tem feito com que todo o mercado fotográfico passe por um verdadeiro furacão.
No entanto, como em toda área de trabalho, quem não se adapta é extinto. Você vai querer ser o próximo dinossauro, hehehe?
Se a gente olhar o mercado fotográfico de uma outra maneira, mesmo dentro dessa crise, vamos perceber que sempre podem aparecer oportunidades para conseguir novos clientes para serviços fotográficos, pois quando uma porta se fecha, abre-se outra (desde que você não esteja em depressão).
Pensando nisso fiz uma compilação desses conselhos que são publicados diariamente na internet sobre como conseguir novos clientes adaptando algumas situações ao mercado fotográfico. Quem sabe ajuda você?
Em primeiro lugar
Estude o mercado fotográfico: tem certeza que você sabe o que está acontecendo no seu campo de trabalho? Converse com os colegas, pesquise na internet, e se você acha que estão “dourando muito a pílula”, acompanhe meu Blog.
Eu mesmo tenho um artigo muito visitado com um balanço do mercado fotográfico em 2017.
Mas lembre-se que eu sou muito desconfiado então sempre acabo dando um tom meio catastrofista para a situação atual, hehehe…
Conheça bem o seu trabalho: tenha a explicação sobre seus produtos e serviços fotográficos na ponta da língua. É sério, mas as vezes você perde uma oportunidade de negócio porque não se preocupou muito em explicar o que faz.
Analise como você trabalha e faça um resumão, daqueles que você possa decorar e contar para alguém em menos de 1 minuto. Pelo menos você não vai ficar suando de nervoso como eu quando alguém pergunta o que eu faço…
E tem mais, quando você define o seu serviço você acaba definido melhor quem é o seu público alvo. Fica muito mais fácil atingi-lo dessa maneira.
E não se esqueça de pensar em seu processo criativo, que é uma coisa diferente do seu jeito de organizar um trabalho fotográfico.
Se você quer entender melhor isso veja o artigo que fiz sobre como funciona meu próprio processo criativo. Não é nada comercial, mas pode ajudar você a pensar sobre a sua própria criatividade.
Prepare material publicitário: Se você já conseguiu resumir na sua cabeça o modo como você trabalha, que tal criar um material de divulgação?
Sites e presença em Redes Sociais são obrigatórios no mercado fotográfico, se bem que no contato cara a cara os flyers, amostras fotográficas e portfólios impressos ainda são importantíssimos e talvez cruciais.
Aliás, não se iluda muito com a possibilidade de seu site ou Instagram alcançar milhões de visualizações… Esses visitantes podem não se tornar clientes ou você pode acabar gastando muito com publicidade online.
Conheço muita gente que quando colocou no lápis a relação custo x benefício de anúncios na rede descobriu que “investiu” mais do que ganhou… Cuidado!
Com tudo pronto
Use o boca a boca: nem sei se é assim que se escreve, mas desde a Idade da Pedra é o “boca a boca” que tem garantido a estabilidade e o crescimento das Civilizações, hehehe.
O problema é que para dar resultado, essa forma sofisticada de fofoca tem que ser divulgada por fontes fidedignas. Então, que tal pensar em pessoas que todo mundo em seu círculo de amizades pessoais e profissionais reconheçam como confiáveis, e pedir a elas que falem de seu trabalho?
Se você já tem clientes antigos, engula o orgulho e converse com eles para conseguir novos clientes para serviços fotográficos. O ideal é que você não precise dar nada em troca (essa é a raiz da corrupção, hehehe), mas não custa você deixar claro que essa pessoa não vai se queimar dando uma indicação furada caso fale bem de você para os outros.
Eu conheço o caso de um marceneiro que um amigo meu indicava para ajudar, pois “ele precisava, coitado”. Pois bem, quem se queimou foi meu amigo, e comigo! Então respeite as indicações.
Faça acordos: procure empresas e profissionais para tentar criar um relacionamento comercial e conseguir novos clientes para serviços fotográficos. Descubra o que outros profissionais da área precisam e ofereça algum apoio.
Por exemplo, se você domina a pós-produção de imagens ofereça esse serviço para quem está interessado apenas em trabalhar o momento do registro fotográfico de casamentos ou eventos. Tem gente que não quer ficar horas na frente do computador para melhorar uma foto.
Mostre o seu estilo de finalização de imagens ou tente oferecer algo que o fotógrafo não consegue produzir sozinho.
Procure também por organizadores de eventos, Igrejas, Buffets (é assim que se escreve?), casamenteiros e todo o tipo de empreendimento que possa utilizar serviços fotográficos.
Fale menos e ouça mais para saber exatamente o que seu potencial cliente precisa.
Vá a luta: se você é tímido e morre de medo de contactar desconhecidos para conseguir novos clientes para serviços fotográficos, eu poderia simplesmente dizer para desistir.
Eu sei, pois sou assim, e nem sei como estou escrevendo nesse Blog. Talvez fosse o caso de antes procurar ajuda psicológica, espiritual ou mesmo um “coaching”, coisa tão na moda no momento.
Ou então, use a internet a seu favor. As Redes Sociais até que funcionam bem para isso, mas se você não quer se expôr muito, utilize o bom e velho E-mail.
Sim, faça uma busca por endereços de E-mail de potenciais clientes e escreva uma mensagem pessoal, focada nos seus serviços e aberta para propostas.
Não use textos prontos e repetitivos, como se faz no ‘E-mail Marketing” em massa, a não ser que você esteja vendendo smartphones ou suplementos vitamínicos, hehehe.
Esteja atento: Tudo o que acontece na vida pode se tornar alguma oportunidade de negócios.
É claro que você não precisa se tornar um chato, daqueles que vai no açougue comprar carne moída (de Patinho?) e quer sair com uma sessão fotográfica do açougueiro agendada.
De qualquer maneira não custa observar quais as necessidades de serviços fotográficos das pessoas e empresas que estão no seu entorno, no dia a dia.
E tem mais, o hábito de observar o que acontece fora do seu “cercadinho” faz com que você perceba com mais facilidade para onde o mercado e os negócios estão se dirigindo.
Isso, no caso de uma crise como a que vivemos é fundamental!
Sorte e clientes para serviços fotográficos!
Sim, conseguir clientes para serviços fotográficos em um país como o nosso parece ser uma questão de sorte.
No entanto os ventos da mudança já estão derrubando muitos telhados por aí e o esgotamento do modelo pelo qual os negócios tem funcionado no país acabam levando os profissionais a uma nova forma de interagir com seu público.
E eu, sinceramente, não sei dizer ainda para onde estamos indo…
Então pense nas suas práticas profissionais, no seu conhecimento técnico, no seu estilo fotográfico e principalmente, na forma com que você se relaciona com os outros, porquê no fundo é isso que conta.
E vamos em frente!