Notícias

Sony World Photography Awards premiará novas categorias em 2018

A 11ª edição Sony World Photography Awards que acaba de ser anunciada vai ser lembrada pela introdução de duas novas categorias no concurso para fotógrafos profissionais, as categorias “Criativa” e “Descoberta”, além de uma nova categoria no concurso para jovens e estudantes, a “Seu Meio Ambiente”.

 

 

Segundo a Dpreview.com as categorias foram pensadas da seguinte maneira:

  • Profissional: Criativo
    A banca julgadora vai procurar julgar a originalidade, experimentação e imaginação do trabalho. Esta categoria incentivará ativamente o uso criativo do meio fotográfico em todas as suas formas, desde o filme analógico até as técnicas fotográficas de ponta. Os assuntos poderão ser variados e podem incluir ideias abstratas e conceituais, no entanto um conceito criativo e um link temático entre as imagens serão fundamentais.
  • Profissional: Descoberta
    A banca julgadora estará à procura de trabalhos cujo conjunto seja surpreendente e que mostre claramente a paixão do artista pela fotografia. O foco estará em descobrir trabalhos que de outra forma não seriam vistos. A categoria abrange todos os usos da fotografia e uma narrativa pode ou não estar presente no trabalho. No entanto, é vital que a visão do fotógrafo seja claramente compreensível pelos juízes.
  • Jovens: Seu ambiente
    A banca julgadora estará procurando ver o mundo como ele é visto pelos olhos dos jovens fotógrafos. A busca será por uma única imagem que mostre aos juízes esse ambiente. Aqui a brevidade e a síntese devem ser entendidas em seu sentido mais amplo. “Seu ambiente” pode ser uma fotografia que compartilhe sua cultura, religiosidade, problemas perto de casa, um momento familiar especial ou uma bela paisagem de seu entorno.

Como prêmio em todas as categorias os fotógrafos selecionados ganham equipamentos da linha de câmeras digitais da Sony. Além disso os vencedores das categorias profissionais levam para casa um prêmio em dinheiro de US $ 25.000 enquanto os vencedores das categorias amadoras recebem $ 5000.

 

O cronograma das inscrições e premiações é o seguinte:

  • 4 de dezembro de 2017 : término da inscrição para as categorias de estudantes;
  • 4 de janeiro de 2018: término da inscrição para as categorias abertas a jovens amadores;
  • 1º de janeiro de 2018: término da inscrição para as categorias profissionais;
  • 27 de fevereiro de 2018: anúncio da pré-seleção;
  • 27 de março de 2018: anúncio dos vencedores das categorias abertas;
  • 19 de abril de 2018: anúncio do vencedor do prêmio fotógrafo do ano e categoria profissional.

Para fazer sua inscrição ou ter mais informações acesse o site do Sony World Photography Awards.

Boa sorte!

Para entender um pouco mais do concurso veja o vídeo com as melhores fotos da premiação 2017 que o canal Check Facts 360 fez.

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.