Tutoriais

Fotografando um casamento quase sem luz

Você já se imaginou fotografando um casamento noturno apenas com a iluminação ambiente? Pois esse foi o desafio que um casal de noivos fez ao fotógrafo americano Taylor Jackson.

Por incrível que pareça esse é um pedido relativamente comum. Muitos casais acreditam que a iluminação artificial, ou mesmo simples flashes de câmera, quebram a magia e a intimidade do momento.

É por causa desse tipo de pedido que Jackson já disse “não” a clientes em potencial. Ele não poderia arriscar-se a produzir um trabalho de baixa qualidade, com imagens mal captadas por falta de luz, e arruinar sua reputação.

Fotografando um casamento
Um dos resultados finais das imagens do casamento

Mas dessa vez o que ele fez foi fotografar o casamento totalmente em ISO 5000!

Pois é, esse é o tipo de coisa que há alguns anos atrás seria impossível, pois as imagens ficariam repletas do famoso ruído em alta sensibilidade.

Fotografando um casamento

Como a tecnologia sempre se supera Jackson resolveu arriscar e fazer o trabalho com uma câmera Full Frame Nikon D850, acoplada a uma luminosa (e cara) lente 85mm f/1.4. Dessa forma ele conseguiu obter luz suficiente para manter a velocidade do obturador em 1/100 segundos na maioria das fotos.

Assim ele obteve imagens nítidas e cujo controle de ruído poderia ser satisfatório utilizando softwares de pós-produção como o Adobe Lightroom.

Fotografando um casamento
O ambiente do casamento captado pela câmera de vídeo de Jackson
Fotografando um casamento
Imagem final obtida do mesmo ponto de vista com a Nikon D850

É verdade que o casal de noivos foi avisado que o tipo de imagens que iriam receber era bem diferente caso fosse utilizada iluminação artificial. Na realidade as imagens seriam mais artísticas do que jornalísticas, digamos.

Eu particularmente gosto do resultado que algumas câmeras mais modernas tem em ambientes com pouca luz. E para quem utiliza outros softwares para reduzir o ruído da imagem, como o DxO Photo Lab (que é quase mágico), é possível até mesmo utilizar uma câmera mais antiga ou de sensor menor.

Ah, e não se esqueçam do milagre que alguns smartphones tem feito em situações de pouca luz (e pouco movimento).

Enfim, veja o vídeo de 15:00 minutos de Taylor Jackson fotografando um casamento à noite para ver se você concordaria em fazer um trabalho desse tipo. Eu ainda tenho minhas dúvidas, hehehe.

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português. Elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

Deixe uma resposta