Uma câmera de papel cartão e lente cheia de líquido
Que tal montar uma câmera de papel cartão? E que tal se a lente pudesse ser preenchida com líquidos coloridos? Essa é a proposta da LomoMod No.1 DIY, um projeto típico de quem gosta da Lomografia.
O kit do tipo “faça você mesmo” (DIY ou do it yourself) permite que você possa montar uma câmera analógica de médio formato. O equipamento é feito de papel cartão cortado e dobrado, como numa dobradura.
Um detalhe importante que talvez até mesmo fizesse sucesso em câmeras convencionais é a objetiva. O interior da lente pode ser preenchido com líquidos através de uma seringa. Segundo a Lomography, empresa que está lançando o produto, é possível assim produzir “estéticas artísticas únicas” através, por exemplo, do uso de chás, cafés e outros líquidos coloridos.
O obturador funciona em modos normal e “bulb” (sempre aberto), o que permite longas exposições. As lâminas do mecanismo de abertura são personalizáveis, o que facilita a produção de desfoques de fundo diferenciados.
Uma experiência diferente
Eu achei a ideia no mínimo divertida. Além disso você pode pintar ou colar imagens no corpo da câmera com facilidade, criando sua própria versão personalizada.
A montagem parece complexa, cheia de peças, mas é fácil de ser feita através de um manual impresso, totalmente ilustrado. E não é preciso usar cola nem parafusos!
A LomoMod No.1 já está à venda e custa cerca de US$ 59,00 dólares, o que é razoável para algo assim.
O conceito é bem interessante… Essa não é a primeira câmera do tipo “recorte e cole” que eu vejo, mas talvez seja a primeira que funciona. É claro que já vi câmeras do tipo “pin hole” feitas de papel, mas são coisas diferentes.
Se você quiser saber mais sobre a câmera de papel LomoMod No.1 veja o vídeo que a Lomography publicou em seu canal no Youtube. É rápido mas mostra até mesmo como montar a câmera. Aproveite!