ExclusivoInspire-se

Você tem compulsão por comprar equipamentos?

Um termo muito em voga na mídia internacional é o GAS – Gear Acquisition Syndrome, aquela compulsão por comprar equipamentos. E quem gosta de fotografia sabe como somos tentados o tempo todo por novos lançamentos de câmeras, lentes, flashes e toda uma categoria de acessórios menos tecnológicos, como alças. bolsas, filtros e até mesmo tripés.

Este artigo não tem nenhuma pretensão médica, mas para algumas pessoas essa vontade de adquirir novidades se transforma em um transtorno. É aí que essa síndrome aparece.

É bom lembrar que quem tem GAS não é exatamente um colecionador. A pessoa está mais para alguém que tem um transtorno obsessivo-compulsivo mesmo.

compulsão por comprar
Nada como um bom shopping…

GAS e a compulsão por comprar

O interessante é que o termo GAS segundo a Wikipedia, não foi uma descoberta médica, mas surgiu em um artigo da revista americana Guitar Player. Originalmente significava “Sindrome da aquisição de Guitarras” e até hoje está mais para uma coisa do tipo “lenda urbana” do que para uma doença diagnosticada pela medicina.

Pois é, quem é músico sabe como a indústria de instrumentos musicais vive lançando guitarras mais bonitas, sofisticadas, comemorativas ou diferentes… Elas se tornaram um objeto de desejo e estilo.

No caso dos fotógrafos o GAS também é utilizado pela industria fotográfica para tentar aumentar as vendas.

A recente “Guerra das Mirrorless” tem muito desse tipo de manipulação: para quê trocar sua câmera DSLR se você está plenamente satisfeito com a qualidade das imagens obtidas?

E você já percebeu como, de certa maneira, os novos lançamentos são empacotados para criar uma sensação quase sensual no consumidor?

Quem tem uma tendência obsessivo-compulsiva entra pelo cano…

E o Marketing?

O Marketing sempre soube como manipular este tipo de necessidade de comprar do consumidor, em todas as áreas. Mas esse processo foi muito bem percebido por empresas fotográficas como a Fujifilm, com suas câmeras de aspecto retrô e resultados simulando filmes analógicos.

Eu mesmo fiquei apaixonado quando vi uma X-Pro 1!

compulsão por comprar
Quando foi lançada a fujifilm X-Pro 1 se tornou um objeto do desejo

Além disso o lançamento de lentes mais sofisticadas e caras também pode ativar em algumas pessoas a lógica da Síndrome de Aquisição de Equipamentos. E a gente sempre tem um justificativa para uma nova compra, afinal como vamos conseguir tirar o máximo daquela nossa câmera fotográfica avançadíssima sem uma lente condizente com seu padrão de qualidade.

Quanto a estudar para ser um melhor fotógrafo, ninguém lembra, hehehe.

Evite as promoções

O auge do sofrimento (ou do alívio) de quem tem GAS surge quando aquele equipamento com o qual a gente vive sonhado enfim fica mais ou menos acessível. Isso acontece quando aparece uma promoção ou, pior ainda, quando chega a Black Friday.

compulsão por comprar
Cuidado com compras online e cartões de crédito

São situações perigosas para quem não quer se endividar demais, gastar o dinheiro do tratamento dos dentes ou até mesmo acabar com o futuro das crianças, hehehe.

Eu particularmente acho que em alguns casos é preciso procurar ajuda médica mesmo, principalmente se esse tipo de atitude está atrapalhando seus relacionamentos pessoais ou sua vida financeira.

Mesmo em um país como o nosso, onde tudo é tão caro e difícil de achar, o GAS se manifesta livremente.

Convivendo com o GAS

Eu tenho um pouco dessas compulsão, que é barrada o tempo todo pela falta de dinheiro e pelo medo do futuro. Mas já vi pessoas indo semanalmente em lojas, ou frequentando sites de compras, na busca por aquela oportunidade de comprar um novo lançamento de equipamento fotográfico.

Bom, se você tem compulsão por comprar equipamento fotográfico (ou mesmo guitarras e sanfonas, hehehe) pense bem se você precisa mesmo daquele item tão sedutor.

Se for para usar uma vez e depois só ficar olhando o equipamento na estante, é melhor deixar a compra de lado. Ou então procure um terapeuta!

Boa sorte…

Deixe uma resposta