Inspire-se

Dicas para seu negócio fotográfico dar certo

Você quer que seu negócio fotográfico dê certo? Em um recente artigo para o site Petapixel o fotógrafo Justin Matt apresentou os motivos pelos quais muitos fotógrafos não conseguem se manter na carreira.

A maior parte de suas opiniões são perfeitamente aplicáveis em nosso meio “comercial”, digamos assim. Como o Carnaval acabou e está todo mundo preocupado em saber o que fazer da vida daqui para frente vou dar uma resumida nas dicas.

Para seu negócio fotográfico dar certo

Uma das primeiras coisas que Matt comenta é que os fotógrafos tendem a serem muito “românticos” sobre sua profissão. Segundo ele todo mundo na área só quer saber do prazer envolvido no processo, passar tardes tomando café e discutindo com diretores de arte e personalidades sobre as coisas que gosta de fotografar.

negócio fotográfico

Em segundo lugar o fotógrafo fala da mania que os profissionais tem de colocar a culpa de seu insucesso na situação da economia, num equipamento não muito bom ou mesmo nos fotógrafos que cobram pouco ou até mesmo fazem trabalhos de graça. É como se uma câmera full frame topo de linha ou o sumiço dos smartphones pudessem fazer o seu negócio prosperar.

É por isso que a partir daí Justin Matt começa a fazer um viagem interior pela cabeça do fotógrafo profissional, nos dando algumas boas dicas para prosperar nos negócios.

Fortaleça seu Portfolio

Parece besta este conselho mas ele é primordial. Por exemplo, se você quer ser fotógrafo de casamentos arranje um emprego como segundo fotógrafo ou assistente. Dessa forma você poderá ampliar o seu Portfólio (desde que peça permissão, né…).

O mesmo se dá se você quer ser fotógrafo de moda, ou de retratos, e até mesmo de arquitetura. Nesses casos você pode sempre pode achar aquele aluno de moda que precisa de fotos de seu trabalho, ou mesmo amigos fotogênicos que queriam ter retratos bem feitos.

Quanto a arquitetura, saia fotografando por aí, mas é sempre interessante contactar arquitetos e decoradores. De qualquer maneira é bom lembrar a todos que esse é um favor de via dupla. Seu intuito é melhorar seu Portfólio para poder cobrar pelo trabalho depois.

negócio fotográfico

Aliás lembre-se sempre: coloque em seu Portfólio apenas o tipo de trabalho pelo qual você quer ser pago para fotografar. Olha o foco!

Siga profissionais e não influenciadores

Uma da coisas que Justin Matt fala é sobre o hábito que temos de seguir nossos ídolos nas redes sociais. Em primeiro lugar ele alerta que uma coisa é seguir o trabalho de um fotógrafo famosos, e outra é estudar seu trabalho.

Sim, ele tem razão. As vezes a gente se pega imitando um determinado profissional sem perceber que o importante é analisar como ele capta uma imagem, para depois pensar em como nós captaríamos a mesma imagem. Só assim você consegue a sua própria “poética pessoal”.

Além disso ele explica que os “influencers”, aqueles caras que ganham dinheiro postando análises de equipamentos e tutoriais no Youtube ou no Instagram, não são exatamente nossos melhores exemplos.

O Youtuber Kai W pode ser muito conhecido, mas as suas fotos…

Segundo ele “não confunda o sucesso de influenciadores digitais com (o número de) assinantes ou seguidores como sendo (também) sucesso em sua fotografia”. Bom, talvez esse não seja meu caso, hehehe, mas realmente muitos dos maiores influenciadores digitais internacionais na área de fotografia sempre decepcionam quando mostram algumas de suas imagens.

Isso é comum em postagens sobre novos equipamentos. As vezes até fico decepcionado pensando se o problema é o “influencer” ou a câmera.

Enfim, aprenda sobre negócios em fotografia com quem tem sucesso nesse mesmo negócio. E não olhe para mim, que não sou o caso, hehehe.

Descubra que é sua visão

No Brasil e na Europa é comum que se trate essa coisa de visão pessoal como sendo o “Conceito”, ou mesmo a Poética Pessoal (como usei acima, me adiantando um pouco no assunto).

negócio fotográfico

Justin Matt coloca a coisa da seguinte maneira, uma coisa bem de americano: “Descubra qual é aquela sua voz única (individual e exclusiva) na fotografia e aprenda a vendê-la e a quem vendê-la.”

Puxa, disse tudo… No caso dele, que trabalhava para o estagnado mercado editorial de revistas e precisava mudar seu negócio fotográfico de ramo, diz: “Eu sabia que era forte em fotografar pessoas de uma maneira realista e natural, então eu vendi essas habilidades transformando meu estilo editorial em trabalho comercial para hotéis e resorts.” Pois é, entendeu?

Acabe com a negatividade

Amigos, colegas e principalmente fóruns sobre fotografia estão cheios de negatividade, ciúmes e inveja.

Não é disso que estamos falando…

Você não precisa ser Espírita para acreditar nessas coisas, hehehe, então Matt dá um conselho: “Seja positivo e envolva-se com amigos positivos e prestativos, tanto online como pessoalmente. Eu costumava sair com um monte de colegas que eram sempre negativos e invejosos. Isso era desgastante e contagiante, então eu parei (de encontrá-los)”.

E eu digo, inveja mata!!

Seja Paciente

Segundo o fotógrafo a trajetória de todos os profissionais é sempre diferente. Mesmo que algumas pessoas entrem rapidamente no mercado por meio de referências (padrinhos, indicações ou pura sorte) isso não é a regra.

Sim, muita paciência. Que medo…

Ele lembra que construir uma imagem comercial leva tempo, convicção e um corpo sólido de trabalho. Por isso não desanime se as coisas em seu negócio fotográfico não acontecerem da noite para o dia.

Ele está certo. Até comigo aconteceu do mesmo jeito. Este blog é um exemplo, só pude construí-lo depois de 30 anos de experiência praticamente anônimo. Tá bom, tá bom, continuo anônimo, hehehe.

Trate você mesmo como um negócio

Eu acho essa dica muito difícil, pois fui formado para ser funcionário público e artista. Ah, seu eu pudesse voltar no tempo…

Segundo Justin Matt os fotógrafos de sucesso tratam-se como um pequeno negócio.

fotógrafo de celebridades
Não é só a câmera que faz um profissional…

Em seu negócio fotográfico eles têm um orçamento, fazendo eles mesmos ou terceirizando sua contabilidade, e mantém uma estratégia de marketing.

Resumindo, quando você não estiver fotografando, deve estar trabalhando todos os dias nas coisas listadas acima, e não apenas saindo para tomar café com outros “fotógrafos de cafeteria”, termo patenteado por ele. Adorei!

Bom, e aí?

Aqui no Blog tenho publicado e divulgado várias dicas de profissionais internacionais para quem quer ser fotógrafo comercial ou está enfrentando problemas em seu negócio. Além disso tenho meus próprios textos sobre o assunto também.

Eu sempre deixo claro que nosso ambiente de trabalho é no mínimo diferente do resto do mundo, para não dizer que é “muito louco”. Mesmo seguindo todas essas dicas a coisa pode não dar nada certo por aqui.

Então eu digo sinceramente: se você trata a fotografia como trataria qualquer outra carreira em que você quisesse ter sucesso, então vá em frente. Tenha seu negócio fotográfico.

Agora, se você acha que é essa é apenas uma oportunidade de ganhar um dinheirinho a mais, pense duas vezes. É melhor e menos frustrante vender cerveja na porta de casa no Carnaval…

Um comentário sobre “Dicas para seu negócio fotográfico dar certo

Deixe uma resposta