O retrato de classe escolar mais alto da Suíça
Pois é, imaginem um projeto fotográfico onde o objetivo é conseguir um retrato de turma, desses que a gente faz na escola, no lugar mais alto possível encontrado nos Alpes.
Esse projeto existe e fez com que um grupo de estudantes Suíços visitassem recentemente o monte Pierre Avoi, que tem 8.143 metros de altura. Eles usaram cordas e equipamentos de montanhismo para se pendurar em grupo num penhasco, posando para um retrato de classe.
Parte do caminho até o alto da montanha foi feita por helicóptero, levando os equipamentos e os 14 alunos envolvidos com o projeto. O fotógrafo, do qual não consegui mais informações, ficou pendurado a uma certa distância do grupo.
Segundo o site Petapixel.com, os alunos estudam na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas da Suíça Ocidental (HES-SO Valais-Wallis), onde ensaiaram para a foto escalando um prédio de 4 andares do próprio campus.
Quando vejo esse tipo de coisa eu fico pensando como nossa realidade é diferente de lugares como a Suíça. Não é só a questão do dinheiro, mas é essa certa depressão que permeia qualquer tipo de projeto fotográfico por aqui.
Você simplesmente não pode fotografar com um olhar diferente nada que desvele aquilo que é bonito, fútil, ou simplesmente engraçado dentro do cotidiano. Sempre alguém vai aparecer para dizer que com tantas mazelas em nossas vidas é preciso ficar reforçando-as, para que não esqueçamos nossos problemas.
Pois é bom lembrar que pensar muito na tragédia nos paralisa, ou pior, escraviza!
Bom, depois desse momento “orador espírita”, é bom lembrar que o canal da Universidade publicou um vídeo de 2:00 minutos com os bastidores da produção, então você não tem mais desculpas para evitar dar uma de Homem Aranha, hehehe.
Ah, e o site do projeto está em alemão e pode ser visto aqui. Inspire-se!