Uma Câmera Reflex Analógica projetada no século XXI
A moda da fotografia com filme anda tão forte que mais um projeto saudosista chega ao site de financiamento colaborativo Kickstarter.
Uma câmera SLR (single lens reflex) manual, com o sugestivo (ou pouco criativo) nome de Reflex I acaba de ser lançada com previsão para chegar ao mercado em 2018. Segundo o projeto, essa é a primeira câmera reflex analógica projetada em 25 anos, desde que a fotografia digital tomou conta do mercado.
Segundo o site do projeto, a câmera Reflex I possui uma série de características importantes que atualizam o clássico sistema SLR:
- Modularidade – o sistema pode dar aos fotógrafos a liberdade de personalizar sua própria câmera. A montagem da lente intercambiável é modular, podendo utilizar vários tipos de encaixes, e a câmera conta com um sistema de “backs” para agilizar a troca de filmes, como nos sistemas de médio formato.
- Compatibilidade e código aberto – Além de ser capaz de montar vários tipos de lentes, a Reflex I foi projetado para ser compatível com complementos através de acessórios de terceiros ou design pessoal (impressão 3D) – dando-lhe ainda mais liberdade para criar um sistema exclusivo. Quando a câmera for lançada oficialmente, a maioria dos projetos de hardware e eletrônicos serão disponibilizados gratuitamente no site da empresa.
- Conectividade – a Reflex I contará com tecnologia Bluetooth incorporada, para que possa ser conectada ao smartphone permitindo que sejam feitas anotações e captura de metadados das fotos.
O projeto precisa atingir o valor de 100.000 libras para ser iniciado, o que não parece ser um problema pois a Reflex I já alcançou 90% da meta.
Eu particularmente já havia previsto (tenho poderes!) que em breve algum projeto novo de câmera analógica iria surgir, pois vários novos filmes estão sendo lançados e o público vai acabar querendo câmeras novas.
A Reflex I ainda tem cara de protótipo mas eu acho que vale a pena esperar para ver como vai ser o produto final. A câmera é bem bonitinha e pode acabar virando um objeto do desejo. Quem sabe…
Veja aqui o vídeo promocional do novo projeto: