Tutoriais

Criando uma câmera Pinhole digital caseira

Segundo a Wikipedia, uma câmera Pinhole nada mais é do que uma câmera sem lente. Fácil né, mas como é que pode?

O termo em inglês “Pin Hole” significa literalmente “buraco de agulha” em português, e era exatamente por esse pequeno orifício que nas primeira câmeras a luz entrava numa caixa escura, era invertida, e impressionava a emulsão química de uma chapa.

 

Uma câmera Panasonic Mirrorless montada com a Pinhole caseira

 

Não havia precisão de foco nem de profundidade de campo, coisa que só foi conseguida com a utilização das primeiras lentes nessas primeiras câmeras.

É muito comum que nas escolas de fotografia sejam feitos experimentos com câmeras Pinhole e filme analógico em Preto e Branco, para que o aluno tenha idéia de como a imagem é formada dentro do equipamento.



Em um vídeo bem curto publicado no canal da Blue Mantle Films, uma empresa familiar, aprendemos como fazer uma “lente” pinhole simples para colocar em nossa caríssima câmera DSLR ou Mirrorless.

Para quê fazer isso? Por que é divertido, ora bolas…

 

Detalhe do tamanho do furo da agulha na chapa de alumínio

 

Segundo o site Fstoppers.com, que está divulgando o vídeo, o apresentador (do qual não se sabe o nome) começa o projeto cortando um pedaço de alumínio de uma lata de refrigerante e faz cuidadosamente um pequeno buraco no centro dele com uma agulha de costura.



Ele então pega uma tampa de corpo de câmera (uma peça simples de plástico que protege a câmera quando está sem lente), perfura um buraco no centro, e com uma lâmina refina um pouco as bordas. Depois cola o pedaço de alumínio com o furo de agulha com fita isolante preta na tampa do corpo, pressionando bem.

É interessante notar a qualidade das imagens e vídeos produzidos com essa “lente”. Tudo fica com cara daqueles filtros “Low-Fi” que a gente usa no Photoshop para dar um ar antigo as imagens digitais.

 

Still do vídeo com resultado da filmagem usando a Pinhole digital

 

Esse é um bom projeto para fazer com as crianças, com alunos iniciantes ou mesmo para desenvolver algum projeto artístico.

Ah, e eu tenho a impressão que dá para fazer o furo em outros materiais mais finos, como papel alumínio ou papelão. Quem tentar me avise, por favor!

2 thoughts on “Criando uma câmera Pinhole digital caseira

Fechado para comentários.