Câmeras

Avaliando qual é a melhor Lente Zoom 24-70mm f2.8

Um tipo de lente intercambiável profissional considerado “pau para toda obra” por fotógrafos de eventos, retratos e até mesmo paisagens, é o Zoom de médio alcance que vai de 24 a 70mm com abertura de diafragma máxima constante de f2.8.

Parece grego? Mas não é…

Traduzindo o assunto, esse tipo de lente deixa entrar bastante luz no sensor (ou filme) em qualquer posição em que o zoom estiver. O alcance do zoom não é tão grande como numa telefoto, que pode aproximar muito objetos bem distantes, mas é o suficiente para dar versatilidade à composição da imagem feita pelo fotógrafo.

 

Da esquerda para a direita, lentes da Tamron, da Nikon e da Sigma

 

Por exemplo, ele pode recompor uma foto de um grupo em um casamento sem precisar se mover para frente ou para trás. Basta girar um pouco o anel de zoom e, voilá, a composição acabou de acrescentar (ou cortar) a cabeça de algum convidado desavisado.

Um video muito interessante publicado pelo canal Fstoppers fez uma análise comparativa de 3 lentes desse tipo. As lentes são a Tamron SP 24-70mm f/2.8 Di VC USD G2 ($1.199,00 no mercado americano), Sigma 24-70mm f/2.8 DG OS HSM Art ($1.299,00 no mercado americano) e a Nikon AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR ($2.199,00 no mercado americano), todas em montagem Nikon F. A câmera utilizada para a análise é a festejada Nikon D850, câmera digital Fullframe lançada recentemente.



É interessante notar como a análise prova por A+B que o equipamento mais acessível, que é a lente da Tamron, também é a melhor do ponto de vista de eficiência, principalmente quanto a estabilização de imagem.

Aliás, essa parte do vídeo é muito interessante, pois nos mostra de maneira simples como testar a estabilização de nossas câmeras e lentes.

O vídeo tem 13:50 minutos e pode ajudar profissionais e amadores avançados a escolher melhor esse tipo de lente, que custa caro e é um belo investimento. Pense nisso!

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.