Câmeras

Linha Nikon 1 de câmeras mirrorless parece ter sido descontinuada

A Nikon continua em sua saga para cortar o coração dos fãs da tradicional marca japonesa.

O site alemão Digitalkamera.de, que produz guias de compras de equipamentos fotográficos em formato e-book, atualizou suas pesquisas sobre quais modelos de câmera ainda estão disponíveis para pedidos pelos revendedores e quais estão sendo descontinuadas. Ao procurar dados sobre câmeras de sistema Mirrorless os editores do Digitalkamera.de descobriram que as câmeras Nikon 1 AW e Nikon 1 V3 não estão mais disponíveis para encomendas. A Nikon 1 J5 ainda está disponível mas somente enquanto o estoque do fabricante durar.

Para quem não conhece o sistema Nikon 1 ele foi anunciado em fins de 2011 e é composto por uma série de câmeras de lente intercambiável sem espelho (Mirrorless) com velocidade de disparo contínuo de até 60 quadros por segundo (fps) e que usam lentes com montagem específica. As câmeras são compactas e alguns modelos tem cores exclusivas como branco e vermelho. Em minha opinião tem um design um tanto anos 70 ou 80, meio modular em cores brilhantes e são muito compactas, pequenas mesmo.

 

Modelos Nikon j1 e v1 e acessórios

 

O site Dpreview.com foi enfático sobre a notícia do Digitalkamera.de: “Então, o que ficou óbvio por algum tempo parece mais provável hoje: o sistema Nikon 1 pode estar chegando ao fim”. O site também pediu esclarecimentos para a Nikon que respondeu dizendo: “A Nikon continua a produzir e vender a linha Nikon 1. Não podemos comentar sobre futuros produtos ou especulações”.

Graças a uma declaração oficial anterior da Nikon o mercado já sabe que a empresa está trabalhando em um novo sistema Mirrorless sendo que muitos esperam que as novas câmeras tenham um sensor maior do que os dos modelos Nikon 1 (que tem por sinal 1″ polegada).

Nikon j5, último lançamento feito na série 1 da Nikon

 

Eu fiquei meio chateado pois no fundo sempre quis ter uma Nikon 1 mas achava os preços das câmeras dessa linha muito caros, competindo com câmeras profissionais ou equipamentos de design mais atraente. Mas a vida é assim, vamos ver quais as novas emoções que a Nikon nos trará durante este ano em que celebramos (será?) os 100 anos da venerável empresa japonesa.

Se você não conhece a série 1 de câmeras Mirrorless da Nikon veja o vídeo promocional do modelo Nikon 1 S1.

 

Ou veja a página da Wikipedia sobre a série Nikon 1 (em inglês).