Inspire-seNotícias

O maior concurso fotográfico do mundo

Muitas vezes não ouvimos falar nada sobre coisas que estão bombando no resto do mundo e que aqui ninguém comenta. Alguns dizem que isso acontece porquê no Brasil não falamos uma língua e sim um código o que nos isola do mundo.

Talvez, quem sabe… mas esse pode ser o caos do EyeEm, uma rede social fotográfica gigantesca que acaba de divulgar os pré-selecionados do que é considerado o maior concurso de fotografia do Mundo.

Este ano foram escolhidas fotografias em cinco categorias diferentes: “The Street Photographer”(Fotografia Urbana), “Great Outdoors” (Paisagem), “The Portraitist” (Retratos), “The Architect” (Arquitetura) e “The Photojournalist” (Fotojornalismo). Foram pré-selecionadas 100 fotos que podem ser visualizadas no site de premiação da EyeEm.

 

Fotografia de BANAR FIL ARDHI – Categoria Retrato

 

Esse é o quarto concurso promovido pelo EyeEm, que começou como um projeto artístico em 2011 com a missão de “empoderar” uma nova geração de fotógrafos. Atualmente o EyeEm é uma comunidade com mais de 20 milhões de criadores de todo mundo com uma plataforma que conecta agências de publicidade e empresas automaticamente com as melhores fotos publicadas, escolhidas através de um software de inteligência artificial desenvolvido internamente. O EyeEm pode ser acessado pelo site ou por um aplicativo para IOS e Android.

 

Fotografia de FONG HAN WEI – Categoria Arquitetura

 

Atualmente a comunidade é na prática mais uma concorrente para as agências de fotografia do tipo “Stock Photos”, tentando assim se viabilizar economicamente bem como dar algum “empoderamento” financeiro para fotógrafos iniciantes. Será?

Achei um relato em um fórum nacional de fotografia sobre alguém que até vendeu uma foto pelo EyeEm mas não pôde receber. Parece que o EyeEm não paga pelo PayPal no Brasil, só no resto do mundo. Como já ouvi falar desse tipo de problema com o PayPal Brasil não duvidei…

 

Fotografia de ALP PEKER – Categoria Street Photographer

 

De qualquer maneira o que importa agora é que segundo o EyeEm mais de 88 mil fotógrafos de todo o mundo inscreveram imagens na premiação de 2017.

As fotos pré-selecionadas serão escolhidas para premiação por um juri que inclui a Diretora de Fotografia da National Geographic Traveler, Anne Farrar, o Diretor de Fotografia da Refinery29, Toby Kaufmann, a editora de Imagens da BBC, Emma Lynch, e o vencedor do Prêmio em 2016, Zacharie Rabehi.

 

Fotografia de MD. ENAMUL KABIR – Categoria Fotojornalismo

 

Segundo o site DPreview.com, os vencedores do concurso serão anunciados na cidade de Berlim em 16 de setembro durante o Festival de Fotografia EyeEm de 2017 (15 a 17 de setembro).

Para conhecer mais do prêmio e se inspirar com os pré-selecionados visite o site de premiação da EyeEm.

No mínimo tem muito para ver por lá.