CâmerasInspire-se

Fazendo uma lente intercambiável para sua câmera em casa!

Por incrível que pareça é possível construir uma lente caseira para uma câmera DSLR com acabamento profissional e um fotógrafo Sueco fez isso. Seu nome é Mats Wernersson e ele é conhecido como The Camera Maker. Ele é uma dessa criaturas que tem tempo, paciência e determinação para fazer coisas que parecem impossíveis como por exemplo construir câmeras e acessórios em uma pequena oficina em casa.

 

Lente 90mm f/2.8 do tipo Petzval construída por Mats Wernersson

 

O fotógrafo e inventor postou em seu canal do Youtube um vídeo de apenas 4:25 minutos onde mostra o processo de construção de uma lente 90mm f/2.8 do tipo “Petzval”.

A lente Petzval foi desenvolvida em 1840 por Joseph Petzval para ser comercializada pela Voigtländer. É um tipo de lente que cria efeitos de curvatura e vinhetas muito comuns em lentes antigas. Por causa do tipo de efeito retrô que essas lentes geram a Lomography lançou uma projeto do tipo Kickstarter para produzir um modelo dessa objetiva para uso com câmeras Canon.

Lente Petzval da Lomography acoplada a uma Canon 5D

 

Segundo o site Petapixel.com, Wernersson fez sua própria lente de 90mm f/2.8 a partir do zero. Cada parte da lente é caseira, exceto a montagem da lente, lâminas de abertura e helicóides.

O processo é muito curioso e podemos acompanhar o fotógrafo fazendo seus próprios elementos de vidro da lente, usinando o barril de montagem, adicionando rolamentos esféricos, montando o protótipo e colocando seu próprio nome na objetiva.

 

Resultado obtido com a lente feita em casa por Mats Wernersson. Reparem no efeito dedesfoque e distorção nas bordas.

 

Outro dia me atrevi a desmontar uma lente antiga tipo FD para Canon. Era uma lente zoom 75-200 mm com 8 elementos internos e quase tive um “treco” quando a montei de volta tal a dificuldade. Fiquei imaginando como seria a cabeça de quem projetou e montou uma objetiva daquelas. Acho que depois de ver o vídeo de Mats Wernersson fiquei mais admirado com esse tipo de gente!

Veja o vídeo no canal de Mats Wernersson e inspire-se. Quem sabe você seja um novo Prof. Pardal.

Visite também seu site, o cameramaker.se, onde ele apresenta vários projetos criativos.

 

Obs.: O vídeo está legendado em inglês mas é possível entender o processo apenas acompanhando as imagens.