Câmeras

Sony Alpha A9, a nova câmera Mirrorless Full Frame da Sony

O mundo fotográfico entrou em polvorosa com o anúncio do lançamento da nova câmera Mirrorless Full Frame da Sony, a A9.

A Sony Alpha A9 está sendo lançada como a câmera Mirrorless “topo de linha” da empresa. Ela possui um sensor CMOS de 24MP que permite disparar 20 fps sem o “blackout” encontrado nas tradicionais DSLRs graças a seu obturador eletrônico. O seu sistema de focagem automática foi melhorado tendo agora um total de 693 pontos de detecção de fase cobrindo 93% da área da imagem além de um sistema de AF Eye que é 30% melhor em comparação com o utilizado na Sony A7R II. A câmera tem sensibilidade ISO na faixa de 50 a 204,800 e grava em arquivos Raw de 14 bits não compactados. Ela também pode gravar vídeo em UHD 4K.

 

Nova mirrorless Sony Alpha A9

O corpo da câmera é de liga de magnésio a prova d’água e conta com estabilização de imagem do tipo IBIS de 5 eixos. A Sony A9 também apresenta dois controles além de um joystick para selecionar o ponto de Auto Foco. O EVF (visor eletrônico) é grande e tem 3,7 milhões de pontos. Já o LCD inclinável do tipo “touch screen” tem 3 polegadas.  A Sony A9 possui dois slots para cartões SD (ambos suportam mídia UHS-II) e um conector Ethernet que permite aos usuários transferir arquivos por FTP.

Segundo as primeiras apreciações a nova câmera é impressionante. A velocidade de disparo de até 20 quadros por segundo da Sony A9 faz com que ela supere em muito a capacidade das câmeras profissionais voltadas para esportes da Canon e da Nikon.

Segundo a Dpreview a Sony A9 também é menor e mais leve do que as concorrentes mesmo com a empunhadura adicional (grip) que comporta baterias para aumentar sua capacidade de disparos. Além disso o foco automático cobre uma região muito maior do quadro do que os sistemas de uma DSLR oferecem atualmente. A Sony A9 também é US $ 1.500 dólares mais barata do que a Canon EOS-1D X II e US $ 2000 dólares menos cara que a Nikon D5.

Vistas da nova Sony Alpha A9 sem lente possibilitando ver o sensor de 24 megapixels

O desempenho do foco automático também está sendo avaliado como o melhor já visto o que confere a fotojornalistas e fotógrafos esportivos uma versatilidade impressionante.

Estas são as principais especificações da Sony Alpha A9:

  • Tipo de corpo: estilo SLR Mirrorless (sem espelho)
  • Resolução máxima: 6000 x 4000 pixels
  • Pixels efetivos: 24 megapixels
  • Tamanho do sensor: Full Frame (35,6 x 23,8 mm)
  • Tipo de sensor: BSI-CMOS
  • Sensibilidade: ISO Auto, ISO 100-51200 (expansível para 50-204800)
  • Montagem de lente: Sony E
  • Distância focal: multiplo de 1X
  • Tipo de tela: LCD articulado
  • Tamanho da tela: 3″ polegadas
  • Resolução de tela: 1.440.000 pontos
  • Velocidade máxima do obturador: 1/8000 seg
  • Formato de vídeo: MPEG-4, AVCHD, H.264
  • Tipos de armazenamento: Slots duplos SD/SDHC SDXC (compatíveis com UHS-II)
  • USB: USB 2.0 (480 Mbit/seg)
  • Peso: (incluindo baterias) 673 gramas
  • Dimensões: 127 x 96 x 63 mm
  • GPS: não há

 

A Sony está veiculando que esta seria a câmera mais avançada já lançada e pelo que podemos ver de suas funcionalidades ela é realmente impressionante. No entanto alguns comentaristas já tem levantado problemas em relação ao foco de mercado que a empresa escolheu. Muitos tem dito que ninguém realmente precisa de uma capacidade de disparo de 20 quadros por segundo. Outro detalhe importante é que a quantidade de fotografias que é possível disparar nessa velocidade acabaria lotando os cartões de memória rapidamente complicando em muito o fluxo de trabalho da pós-produção de um fotógrafo profissional.

Outro problema colocado para os fotógrafos de esportes é o fato de que a linha de lentes da Sony ainda não tem objetivas do tipo tele voltadas para esse tipo de trabalho o que diminuiria a versatilidade da câmera para esses profissionais. É bom lembrar também que a troca de uma plataforma fotográfica por outra (switch no jargão dos fotógrafos) é sempre custosa e provavelmente fará com que os fotógrafos profissionais pensem muitas vezes antes de aderir a nova Sony Alpha A9.

Segundo a Sony a nova câmera estará disponível para venda em Maio no mercado internacional e será vendida pela bagatela de $4.500,00 dólares (apenas o corpo da câmera, sem lente). Nem quero imaginar qual será o preço por aqui mas não devemos nos esquecer de que o equipamento é voltado para profissionais de alto nível, portanto…

Vamos esperar e enquanto isso veja alguns vídeos sobre a nova câmera da Sony:

Obs.: Os videos estão em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

2 thoughts on “Sony Alpha A9, a nova câmera Mirrorless Full Frame da Sony

Fechado para comentários.