celulares e smartphonesTutoriais

Fotografe melhor com seu Smartphone!

Muitas vezes colocamos a culpa de fotos mal tiradas na qualidade do equipamento. No caso dos smartphones essa é a desculpa preferida. “Ah, meu telefone é Xing Ling”, ou então, “O celular caiu e agora só tira foto tremida”. Eu mesmo já dei essa desculpa.

A última pesquisa sobre mercado fotográfico do statista.com indicou que o aumento das vendas de smartphones coincidiu com a gigantesca queda nas vendas de câmeras digitais convencionais o que significa que daqui para frente é essa a experiência fotográfica que teremos no dia a dia.

Daí, ao invés de ficarmos reclamando da quantidade de megapixels que o telefone tem que tal aprendermos a lidar com ele?

Esse equipamento pelo jeito veio para ficar.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES:

Fotos tremidas: mesmo câmeras dedicadas podem produzir imagens tremidas. Basicamente isso é resultado de uma baixa velocidade de obturador (as vezes até mais do que 1/125s). Para que isso não aconteça em modo automático (padrão em todos os smartphones atuais) é preciso que haja muita luz no ambiente ou que usemos o flash. Se o seu smartphone não tem boa sensibilidade, redução de vibração ou uma lente bem aberta (1.9 ou 1.8f) ou o flash não é lá essas coisas use a criatividade. Peça para alguém iluminar a cena com sua tela ou com o modo lanterna. Se não tiver jeito pense nas possibilidades criativas que uma imagem quase abstrata pode ter. Você pode sempre usar algum app para dar um up na imagem.

Foto sem foco: bom, as vezes o foco automático da câmera não é bom mesmo ou está até mesmo desregulado. Não há muito o que fazer a não ser fazer teste para ver que tipo de cena o smartphone foca melhor. As vezes é necessário focar um objeto secundário para dar foco no objetivo principal da foto. Esse é o caso quando há áreas sem muito contraste na cena. Você também pode usar aplicativos que deem foco (sharpness) na imagem ou que apliquem efeitos específicos de outras lentes. Tem gente que procura a falta de foco como efeito, caso de quem procura o efeito “bokeh” onde as bordas perdem o foco, recurso muito utilizado para retratos.

Cores esmaecidas ou trocadas: nesse caso é difícil dizer se o problema está na tela ou na câmera, o que tem a ver sempre com a qualidade do smartphone, mas quando isso acontece recomendo sempre tratar o defeito como efeito. Que tal usar apps que transformam a foto colorida em preto e branco? Uma imagem em PB sempre faz com lembremos da fotografia como arte, muita gente até prefere o preto e branco ao invés da cor. Tente!

Fotos escuras: geralmente ocorrem pelos mesmos problemas que geram as fotos tremidas. Se o aplicativo da sua câmera permitir tente compensar a fotometria (o símbolo com – e + em um quadrado preto e branco). Caso não tenha o recurso tente centralizar a câmera em outro objeto levando a objetiva um pouco para os lados, pode ser o suficiente. Em smartphones mais sofisticados você pode escolher o modo de fotometria procurando o que melhor se adapta aquela cena.

Fotos mal enquadradas: aí o problema é seu mesmo. É muito comum observamos pessoas que não percebem que a cena a ser captada é aquela que está na tela e não aquela que ela está vendo diretamente com seus olhos. A tela é como uma página de desenho ou pintura, você tem que fazer com que tudo que você quer que apareça na fotografia caiba lá, de maneira equilibrada e harmoniosa. Não é tão difícil assim, basta praticar.

Conselhos: abuse dos aplicativos, eles fazem muito sucesso por quê mascaram um pouco as deficiências das câmeras dos smartphones. Em aplicativos de compartilhamento como o Instagram brinque com os filtros. Ao trocar de aparelho pesquise melhor a qualidade da câmera, as vezes não é a quantidade de megapixel que conta. Lembre-se também que nem todo smartphone topo de linha prioriza a qualidade da imagem (se bem que isso anda mudando).

E se você gosta de fotografia estude um pouco e invista. Que sabe você larga o smartphone e ajuda a industria fotográfica a se recuperar!

 

Conheça também meu novo Curso de Fotografia com Smartphone, clique aqui para conhecer.

 

2 thoughts on “Fotografe melhor com seu Smartphone!

  • Ótimo assunto. Estou preparando uma oficina de fotografia e desenho para as férias, voltado para estudantes de arquitetura, e o foco são as câmeras populares, como os celulares. Preciso estudar sobre isso que eu quase não fotografo com o meu.

    • Avise a gente sobre a oficina para podermos divulgar. Obrigado pelo incentivo. Abçs

Fechado para comentários.