Pesquisa mostra pistas sobre o mercado fotográfico
Uma nova pesquisa sobre o mercado fotográfico está mostrando com funciona a cabeça de quem compra sua primeira câmera com lentes intercambiáveis.
A empresa de pesquisas KeyPoint Intelligence é famosa pelas suas investigações sobre o mercado de equipamentos fotográficos e agora publicou um grande estudo voltado para companhias que pretendem atuar ou já atuam nesse segmento.
A empresa declarou que a pesquisa “começou com foco apenas no mercado de câmeras reflex digitais de lente única (DSLRs), mas agora evoluiu para dois segmentos: câmeras DSLR e câmeras sem espelho (Mirrorless ou MILCs)”.
Sobre o mercado fotográfico
Vejamos algumas das descobertas da nova pesquisa:
- 72% dos consumidores que desejam comprar uma câmera com lentes intercambiáveis no período de um ano ainda não possuem um equipamento desse tipo;
- A maioria desses compradores em potencial está querendo substituir seus atuais smartphones ou câmeras compactas com câmeras mais avançadas;
- 33% dos usuários de smartphones e 42 por cento dos usuários de câmeras compactas dizem que estão considerando comprar uma câmera do tipo Mirrorless;
- 30% de todos os proprietários de câmeras e/ou smartphones planejam encarar a fotografia mais a sério nos próximos cinco anos;
- Dentro desse grupo de 30%, 80% planejam chegar ao nível de fotógrafos hobistas ou avançados.
Para ter acesso ao estudo completo é preciso pagar cerca de US20.000,00 dólares, o que não é para o meu bico, mas com esses dados já é possível ter algumas ideias:
- Em primeiro lugar é bom perceber que o smartphone tem um papel preponderante em aproximar as pessoas da fotografia;
- Depois é preciso perceber que o consumidor acredita que as câmeras dos smartphones ainda não produzem resultados fotográficos definitivamente aceitáveis;
- Daí podemos perceber que a maioria dos “não fotógrafos”, aqueles que ainda não tiveram contato com um câmera fotográfica de qualidade superior, acreditam que o problema de suas fotos está no equipamento ruim e não no seu desconhecimento do que é fotografar;
- Podemos também entender que uma boa parte do público leigo, que só fotografa com smartphones ou câmeras compactas, já sabe o que é uma câmera Mirrorless;
- Para terminar, existe um público interessado em estudar fotografia e comprar equipamentos mais sofisticados por pelo menos um período de 5 anos no futuro.
Penso que talvez a situação do mercado de equipamentos fotográficos e de ensino de fotografia não seja tão desesperador quanto pareça!
O único problema é que devemos lembrar que o estudo se refere ao mercado Americano, que é bem diferente do nosso.
E o nosso mercado fotográfico?
Fazendo um paralelo da pesquisa com o que percebo no mercado brasileiro, posso dizer que por aqui os leigos sentem a mesma necessidade de melhorar sua fotografia mas colocam a culpa mais no smartphone (pois nem se fala mais em câmera compacta) do que na sua habilidade para fotografar.
Como o Brasileiro está acostumado a achar que “sabe tudo” é difícil convencê-lo de que existe algo para se estudar em fotografia sem ofendê-lo.
Eu mesmo já passei por várias saias justas, hehehe, mas a verdade é que não estamos acostumados a achar que estudar é importante e que exige esforço pessoal. É o velho “Pagou, Passou, Aprendeu”!
Nesse sentido, caso haja uma estabilização cambial em níveis civilizados e uma política de impostos e preços que reduza o “Custo Brasil”, pode ser que o mercado de venda de equipamentos fotográficos saia do clima de dificuldades que enfrenta. Público interessado para isso parece que existe…
Já no caso dos Cursos de Fotografia, Fotoclubes, “Saídas e Safaris” Fotográficos além de assemelhados, é necessário também um novo entendimento de grande parte do público sobre o que é fotografar melhor.
Pense nessa pesquisa antes de investir no mercado fotográfico. Pode ser que seja uma boa hora para projetar seu futuro.
E se você está achando a pesquisa fantasiosa, dê uma olhada no balanço que fiz do mercado fotográfico do ano passado. Quem sabe ajuda?