Nunca foi tão fácil ser fotógrafo…
Nunca foi tão fácil ser fotógrafo, é o que os profissionais mais velhos andam dizendo. Mas por quê?
Eu mesmo ando achando uma confusão essa história de Mirrorless, Fullframe, DSLR, RAW Developer, Photoshop, etc, etc, então fico meio cismado com esse tipo de argumento.
É por isso que um artigo publicado por Don Giannatti no site Petapixel.com está chamando a atenção. Ele faz uma lista de tudo o que a tecnologia e os novos tempos trouxeram para facilitar a vida do fotógrafo do século XXI.
O intuito de Giannatti é provar que nunca foi tão fácil ser fotógrafo. Que tal dar uma olhada em seus argumentos?
Traduzi para vocês:
- Câmeras profissionais estão sendo vendidas por menos do que custavam em 1980.
- Lentes mais baratas são muito melhores do que costumavam ser.
- Você pode fazer todo o processamento da fotografia em um ambiente iluminado, sentado e sem correr risco de se envenenar respirando produtos químicos.
- Atualmente existem muitas maneiras diferentes para você divulgar seu trabalho finalizado, muito mais do que havia no passado.
- Um notebook sozinho substitui uma câmara escura e muito dinheiro em equipamento de revelação.
- Precisa de uma resposta para uma pergunta? Procure no Google ou no YouTube. Está tudo lá!
- Precisa achar uma informação ou serviço por perto de casa? Publique no Facebook e seus amigos podem ajudá-lo, seja lá onde estiverem.
- A maioria das câmeras fotográficas atuais são melhores para gravar vídeo do que as câmeras de vídeo dedicadas antigas, que custavam uma fortuna.
- As câmeras e equipamentos fotográficos são mais rápidos, mais leves e mais compactos do que jamais foram.
- Os sistemas de iluminação baratearam tanto que você pode montar um estúdio completo por uma fração do que custava há alguns anos atrás.
- Se você nunca teve que carregar um gerador à gasolina na traseira de uma picape para iluminar uma sessão de fotos numa locação, você não vai perceber como é incrível ter iluminadores com bateria interna.
- O Wi-Fi integrado permite transferir imagens pelo mundo em um instante.
- Nós não temos mais que carregar por aí 3 tipos diferentes de filme, como os de ISO 100, 400 ou 800, para cobrir qualquer tipo de cena.
- Falando de ISO, algumas câmeras estão gravando ótimas imagens a ISO 24.000. Na verdade, agora espera-se uma alta qualidade de ISO mesmo em câmeras de nível básico.
- As configurações automáticas são tão boas que podem garantir que suas imagens funcionem mesmo nas condições mais estranhas de iluminação.
- Ao invés de ficar limitado pela quantidade de filme que você está carregando, alguns cartões de memória minúsculos podem conter mais imagens do que você pode fotografar em um dia.
- A curva de aprendizado técnico da fotografia foi encurtada de anos para meses.
- Agora para ser fotógrafo você pode usar um smartphone para captar imagens e reutilizá-lo o quanto quiser, enquanto antigamente custava um bom dinheiro fotografar apenas 36 imagens.
- Quer compartilhar aquela imagem de alguém especial? Aperte um botão.
- Em vez de ter que usar o correio para mandar suas imagens para outros lugares do país, podemos agora compartilhar um link em um email que alcança qualquer lugar do mundo.
- Não precisamos mais gastar dinheiro para publicar um portfólio, basta colocar suas fotos em um site gratuito ou que custa alguns dólares por mês.
- Quer publicar um livro? Não é necessário mais discutir o assunto com um editor. Use um serviço de publicação online.
- Enfim, nunca tantas pessoas ficaram ao alcance do trabalho fotográfico que fazemos.
Bom, os argumentos para afirmar que nunca foi tão fácil ser fotógrafo são válidos, mas não sei se concordo com tudo.
Preciso fazer uma versão minha desses argumentos, uma coisa meio “stand up comedy”, hehehe, porquê tem coisas nessa lista que não se aplicam muito ao Brasil… pelo menos se você não fala inglês nem tem cartão de crédito internacional!
Mas a vida é assim, o “Mundo gira e a Lusitana roda”.
PS.: Se você não entendeu essa frase é porque esse artigo não é para gente “do seu tempo”! Procure por ela no Google. E se você ficou nervoso com esse artigo não tema, leia este outro sobre como usar a fotografia como terapia.