CâmerasNotícias

Uma Inteligência Artificial para fotografar por você

Parece que o problema que muitos fotógrafos tinham em configurar sua câmera acabou. Isso é o que o Engenheiro e Fotógrafo Ryan Stout anda dizendo agora que ele acaba de colocar um projeto para ser financiado no site Kickstarter.com.

O nome de seu invento é “Arsenal”, um acessório que visa simplificar o processo de captura de imagens usando uma câmera DSLR (reflex digital) ou câmera Mirrorless (sem espelho) utilizando um sistema de inteligência artificial.

Acessório de Inteligência Artificial Arsenal instalado na sapata de flash de uma câmera DSLR

 

O sistema é composto de um acessório instalado na sapata de flash convencional (hotshoe) e se conecta à porta USB que algumas câmeras tem. Através de WiFi ou Bluetooth também é feita uma conexão com aplicativos móveis para iOS e Android.

Entre outras coisas projetadas por Stout para serem feitas pelo Arsenal o “gadget” escolhe as configurações ideais de câmera para uma determinada cena com base no que sua Inteligência Artificial aprendeu através de milhares de fotografias semelhantes armazenadas em seu sistema.

Segundo Stout dessa maneira ” é possível fotografar rapidamente imagens incríveis em qualquer condição de iluminação e sem ter que ajustar manualmente as configurações da câmera”.

Segundo o site DPreview.com ” O assistente de câmera, que está sendo financiado através do Kickstarter, já teve sua meta de financiamento de US $ 50.000 superada em quase um quarto de milhão de dólares. Os patrocinadores iniciais poderão obter um modelo exclusivo do Arsenal investindo pelo menos US $ 150 através do Kickstarter”, ou seja, o projeto já superou em muito o dinheiro necessário para sua produção em massa e quem investir um pouco agora poderá ser um dos primeiros usuários do sistema provavelmente em janeiro de 2018, como promete Ryan Stout.

 

Ryan Stout e uma foto da Via Láctea obtida com o Arsenal

 

Se você está se perguntando o que é que o Arsenal faz que o modo automático de sua câmera já não faça dê uma olhada no vídeo de apresentação do sistema que Stout postou no Youtube. Eu mesmo achei que o acessório não tinha muito sentido mas no final da apresentação já tinha mudado de opinião.

Se você é fotógrafo profissional ou um amador avançado vale a pena conhecer o Arsenal, um acessório de Inteligência Fotográfica Artificial!

Visite também o site do projeto e veja se sua câmera já é compatível com o Arsenal.

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.

One thought on “Uma Inteligência Artificial para fotografar por você

Fechado para comentários.