Tutoriais

Saiba como funciona o Foco Automático de uma câmera

Você já se perguntou como uma câmera consegue achar o foco de uma cena qualquer? É muito fácil apertar o obturador ou simplesmente apontar a câmera para fotografar e ver a imagem imediatamente entrar em foco, mas eu confesso que sempre fiquei me perguntando como esse processo funcionava.

Para acabar com essa dúvida o canal ZY Productions postou um vídeo de apenas 4:00 minutos que mostra os princípios e o funcionamento do Foco Automático em uma câmera do tipo DSLR.



O vídeo não tem muitas imagens mas se você prestar atenção vai entender como o sistema de foco, herdado do antigo sistema de “telêmetro” (Rangefinder), focaliza uma foto e pode ajudar você até mesmo a facilitar esse processo.

 

Esquema de divisão da luz em uma câmera DSLR

 

Resumindo o assunto tratado no vídeo, câmeras DSLR são basicamente câmeras digitais do tipo Reflex, onde a luz que entra pela lente é desviada para o visor ou para o sensor de imagem.

Nas câmeras com sistema de Auto Foco por Detecção de Fase uma pequena parte da luz é desviada também para um sensor específico sobre o qual a imagem é dividia em duas, como sombras sobrepostas e um pouco afastadas.



A câmera vai tentar então, movimentando o motor de foco da lente, unir as duas imagens separadas e quando isso se dá a imagem que atinge o visor ou o sensor também estará focalizada. Pronto!

 

Still do vídeo mostrando imagem dupla recebida pelo sensor de foco automático

 

O vídeo explica também o mecanismo de Cruz Simples ou Dupla que o Auto Foco utiliza internamente para identificar quando as imagens sobrepostas estão alinhadas.

Se você sente dificuldade em fazer com que uma câmera ache o foco certo, essa informação é um achado: você vai perceber como é importante apontar a câmera sempre para algum detalhe da imagem que tenha bordas ou linhas contrastantes para conseguir mais rapidez e eficiência no sistema de foco.



É por isso que quando apontamos a câmera para alguma superfície muito homogênea é difícil conseguir um bom foco automático!!!

Aproveite essa informação e tire maior proveito do sistema de Foco Automático da sua câmera DSLR (ou até mesmo do seu smartphone, para falar a verdade).

Obs.: O vídeo está em inglês, mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.