Inspire-se

Fazendo uma animação com gotas de água

Que tal usar luzes estroboscópicas e uma espécie de chuveiro computadorizado para criar uma animação fotográfica? Foi isso que a empresa de criação de vídeos UNIT9 fez para um comercial da Gatorade americana.

Segundo o site DPreview.com a UNIT9 construiu uma espécie de “plataforma de chuva” personalizada onde as gotículas de água caem com precisão no chão formando uma figura. Luzes estroboscópicas iluminam então as gotículas criando um efeito de congelamento da imagem fazendo assim com que, quadro a quadro, uma figura humana formada de água pareça correr, pular e mesmo dar chutes, isso tudo bem a frente de nossos olhos.

 

Still do “making off” do vídeo Gatorade G Active

 

Ainda segundo o site os movimentos da figura foram obtidos através de um processo de captura de movimento convencional. A plataforma de chuva necessita ser sincronizada com esse movimento para ativar e desativar a pressão da água a intervalos regulares. A câmera, as  luzes estroboscópicas e a plataforma foram conectados para trabalhar em conjunto sendo que cada quadro fotográfico foi processado para corrigir a aceleração gravitacional das gotas à medida que caíam.

Quando vejo um projeto desses imagino que o que está por trás não é apenas dinheiro mas a vontade de ousar, pesquisar e criar uma coisa nova, coisa que por aqui não encontramos muito.

Enfim, quem sabe você fica inspirado e cria um projeto assim no quintal da sua casa…

Veja aqui o “making off” completo do processo de criação do vídeo, é muito interessante.

Ou veja aqui (ou abaixo) apenas a versão resumida do processo de filmagem.