CâmerasInspire-se

Câmeras do passado: Hasselblad X-Pan

Que tal uma câmera que usa ao mesmo tempo dois quadros do filme para fazer uma única foto panorâmica? Essa é uma das características mais importantes de uma das câmeras de visor do tipo “rangefinder” mais desconhecidas em nossas terras.

 

Hasselblad X-Pan com kit de lentes

 

A câmera X-Pan foi lançada em 1998 pela Hasselblad na Photokina, a maior feira fotográfica do mundo que ocorre na Alemanha.  Curiosamente a câmera foi lançada como um projeto conjunto entre a Fujifilm e a fabricante sueca, sendo que a marca japonesa comercializou a câmera sob o nome T-X1. No entanto é interessante notar que entre os colecionadores a versão da Hasselblad é a mais cultuada.

Como a X-Pan é uma câmera do tipo “rangefinder” ela não usa um espelho ou um prisma para separar a imagem a ser focalizada como ocorre numa câmera Reflex (SLR) mas usa um visor duplo acoplado à lente que alinha as duas imagens para focalização.

 

Vista superior da Hasselblad X-Pan

 

O tamanho do negativo (ou positivo) criado pelo X-Pan é de 24x65mm equivalente a uma fotografia panorâmica. O filme utilizado é o mesmo 135, de 35mm, disponível para a maioria das câmeras analógicas.

A câmera, como todo produto Hasselblad, é extremamente robusta e muito bem construída. Muitos usuários dizem que seu peso é ideal e que sentem um equilíbrio entre a segurança no uso e prazer em fotografar. Como seu sistema de foco é diferente pode haver uma demora no aprendizado de sua utilização mas depois que o processo se torna intuitivo a focagem é realizada rapidamente. Um dos modos mais utilizados pelos fotógrafos com essa câmera é o de Prioridade de Abertura, onde apenas a abertura da lente é selecionada e a velocidade do obturador é escolhida pela câmera. A velocidade do obturador é exibida na parte de trás da câmera em um LCD.

 

Still do vídeo – Exemplo de foto obtida pela Hasselblad X-Pan
Still do vídeo – Exemplo de foto obtida pela Hasselblad X-Pan

 

Um vídeo postado no canal The Real Sir Robin, voltado para fotografia urbana, mostra a utilização nos dias de hoje da Hasselblad X-Pan. O vídeo é muito bem feito e dá vontade de pegar uma dessas câmeras na mão e sair fotografando por aí, então inspire-se!

 

Obs.: O vídeo está em inglês mas como sempre indicamos você pode ativar as legendas automáticas em Português, elas podem ser de muita ajuda para quem não domina essa língua. Note porém que alguns termos técnicos não são bem traduzidos.